Quer fazer escolhas mais saudáveis, mas não sabe por onde começar? Em primeiro lugar, tenha calma. Não tem de apostar em mudanças drásticas ou pô-las todas em prática de uma vez. O ideal é começar com pequenos passos, fazendo trocas inteligentes.
Com isso em mente, preparámos uma lista com seis substituições que enriquecem a alimentação no dia a dia.
Refrigerantes por Kombucha
Não é por nada que este é o “refrigerante natural” do momento. A bebida que Meghan, Gwyneth Paltrow e Madonna adoram é preparada a partir do chá-verde ou do chá-preto e açúcares. As leveduras e bactérias com potencial probiótico fermentam com a ajuda do açúcar, tornado a bebida levemente ácida e naturalmente gaseificada. O kombucha pode ser consumido com gelo, sumo de frutas ou utilizado em smoothies e, por isso, representa uma alternativa muito mais saudável aos refrigerantes industriais.
Arroz Branco por Arroz Integral
O arroz integral é um cereal rico em fibras alimentares que auxiliam no processo de digestão, mantendo a saúde do estômago e intestino. Além disso, ao contrário do arroz branco, mantém a sensação de saciedade por mais tempo — justamente por ser rico em fibras.
Leite Gordo por Leite Magro
O leite magro é uma opção bem mais saudável do que o leite gordo, na maioria, por conter menos gorduras. Além disso, tem as mesmas quantidades de proteínas, cálcio, fósforo, potássio e restantes nutrientes que o leite gordo.
Chocolate de Leite por Chocolate Preto
O chocolate preto é rico em antioxidantes e pobre em açúcar e, por isso, pode ser uma excelente escolha para aquele momento do dia em que sente vontade de comer algo doce. Devido à maior quantidade de cacau na sua composição, também conta com mais flavonoides, ou seja, antioxidantes naturais e poderosos que trazem muitos benefícios para a saúde.
Sobremesas por Frutas
É claro que não tem de cortar as sobremesas para sempre, mas considere pedir frutas mais vezes, já que elas são naturalmente doces e refrescantes. Além disso, fornecem uma gama muito rica de vitaminas e nutrientes para o organismo.
Pipocas de Micro-ondas por Pipocas Caseiras
As pipocas de micro-ondas estão recheadas de sódio e conservantes, para consigam durar mais tempo nas embalagens. Já as pipocas preparadas em casa são uma opção muito mais saudável e, sublinhe-se, saborosa.