Os espirros são uma resposta natural do corpo a partículas irritantes ou estranhas presentes nas vias respiratórias. Embora possam ser considerados inconvenientes em situações sociais, é importante perceber que contê-los pode ter implicações negativas para a saúde, começando pelo aumento da pressão nasal e sinusal.
“Toda a pressão gerada por esse fluxo de ar que deveria ser expelido é interiorizada pelo corpo, podendo ocasionar inúmeros problemas, como dores de cabeça; lesão do tímpano, no nervo ótico e na retina; hemorragia ocular, rutura de vasos sanguíneos e até mesmo um AVC”, explica Ullyanov Toscano, especialista em cirurgia da cabeça e pescoço, à revista “Boa Forma”.
Como não existe nenhuma forma efetiva de evitar espirrar, na presença de outras pessoas, é indicado adotar práticas de etiqueta para as gotículas expelidas não se dispersarem pelo ambiente. Como tal, o Dr. Toscano recomenda cobrir a boca e o nariz com um lenço, ou, caso não tenha nenhum, com o antebraço. “Também é muito importante lavar as mãos ou usar álcool em gel após a reação”, conclui.