Já estamos em contagem decrescente para as ceias de Natal e de Ano Novo! Nesta altura do ano, não existe nada melhor do que reunir a família e os amigos à volta de uma mesa repleta de pratos deliciosos e típicos da quadra festiva. Mas como podemos passar por este período cheio de tentações calóricas sem descurar os cuidados mínimos com a alimentação?
Deixamos algumas dicas, abaixo:
-
Não salte refeições
É escusado deixar de almoçar ou lanchar por causa das rabanadas e do bolo-rei. O melhor é manter as refeições nas horas habituais, de modo a não cair na tentação de cometer ainda mais excessos na noite de Consoada.
-
Se for a anfitriã, planeie o que vai servir com cuidado
Existem inúmeras opções de receitas pouco calóricas e que, certamente, farão sucesso. O peru, por exemplo, é uma ótima fonte de proteína magra. Pode ser acompanhado de vegetais cozidos ou de uma salada colorida — desde que não esteja coberta por molhos gordurosos.
-
Comece as refeições pela salada
As saladas são rica em fibras que ajudam a saciar a fome. Deixe os temperos gordurosos de lado e opte pelo sumo de limão, um fio de azeite ou até mesmo um molho à base de iogurte.
-
Cuidado com as bebidas alcoólicas
Analise bem as bebidas que escolhe. Lembre-se: quanto maior for o teor de álcool, maior será o número de calorias (vazias, diga-se de passagem). Opte pela sidra, cerveja ou vinho seco, por exemplo.
-
Atenção aos frutos secos
Os frutos secos já são uma presença habitual nas festas de Passagem de Ano, mas, apesar de serem considerados saudáveis, também têm um elevado nível calórico. Não tem de os colocar completamente de lado, mas tente não exagerar.
-
Não deixe de praticar exercício físico
É difícil arranjar tempo (e disposição) para ir ao ginásio nesta altura do ano, mas não precisa de manter a sua rotina habitual. Uma simples caminhada de trinta minutos por dia já fará toda a diferença, especialmente na hora de arranjar motivação para voltar ao ginásio.
-
Cozinhe de forma saudável
A forma de preparar os alimentos pode reduzir o número de calorias. Prefira cozinhados no forno (com pouco azeite) ou cozidos.
-
Dê um tempo aos doces e gorduras
Aproveite a semana entre o Natal e o Ano Novo para fazer uma espécie de detox. Neste período, dê preferência aos legumes e às frutas, e não se esqueça de beber muita água.
-
Lembre-se de mastigar bem
A vontade de comer todos aqueles pratos deliciosos começa por “encher os olhos” e, muitas vezes, leva-nos a comer demasiado rápido. Isto dificulta a digestão e acaba por dar uma sensação ainda maior de fome. Por isso, mastigue bem para sentir o sabor dos alimentos e ter mais prazer nas suas refeições natalícias.