Nos últimos anos, a digitalização tem sido uma força motriz na transformação do setor de saúde, impulsionada por duas grandes tendências: a utilização de Big Data e Inteligência Artificial (IA) para otimizar processos e a digitalização nos tratamentos e cuidados aos pacientes de ortodontia. Assim, a Impress, clínica pioneira na integração da tecnologia neste campo, destaca quatro grandes benefícios da digitalização na ortodontia.
Deteção precoce de doenças
Graças à Inteligência Artificial, estão a ser desenvolvidas ferramentas que permitem aos profissionais detetar doenças orais antes que seja demasiado tarde. Estes avanços tecnológicos permitem a identificação precoce de problemas como cáries, doenças das gengivas ou desalinhamento dentário, permitindo intervenções mais rápidas e eficazes para preservar a saúde oral dos pacientes. A combinação de algoritmos avançados e análise de dados clínicos contribui para um tratamento dentário preventivo e mais personalizado, estabelecendo um marco na promoção da saúde oral.
Diagnóstico eficaz através da visão tridimensional
A utilização de scanners 3D permite obter uma imagem detalhada e um estudo completo da cavidade oral, permitindo iniciar o tratamento com a máxima precisão e garantia de sucesso. A combinação da ortodontia invisível e da IA é uma ferramenta que tem de ser acompanhada pelos conhecimentos médicos especializados dos dentistas ou ortodontistas, e permite um planeamento de tratamento personalizado e eficiente, razão pela qual as clínicas Impress em Portugal utilizam um dispositivo CBCT para obter digitalizações tridimensionais abrangentes do rosto, dentes e maxilar, proporcionando um exame minucioso e detalhes precisos sobre a união óssea, a posição da raiz e a anatomia dentária. A capacidade de rodar a imagem 360° proporciona uma visão completa e detalhada para o diagnóstico e planeamento do tratamento, reduzindo o tempo de tratamento
A IA vem em socorro com a monitorização personalizada
A monitorização digital permite aos doentes escolher entre monitorização presencial, online ou uma combinação de ambas, proporcionando flexibilidade e adaptabilidade ao seu estilo de vida. A acessibilidade proporcionada pelas ferramentas tecnológicas, como as aplicações móveis, permite que os doentes sejam monitorizados à distância, facilitando a comunicação e mantendo a proximidade, independentemente da sua localização.
Pós-tratamento inteligente
No pós-tratamento, a inteligência artificial é utilizada para detetar imediatamente desvios do plano inicial, permitindo ao ortodontista intervir prontamente e evitar visitas desnecessárias. Esta ferramenta permite aos dentistas deslocar um único dente, se necessário, e detetar e prever o desenvolvimento de cáries em radiografias, aumentando a precisão dos diagnósticos.
Estes avanços na ortodontia são parte integrante da digitalização no setor da saúde, impulsionados pelo fenómeno conhecido como Healthtech. Este fenómeno está a transformar a maneira como abordamos a saúde e representa uma evolução significativa na proximidade com os pacientes, que beneficiam da maior acessibilidade devido às ferramentas tecnológicas.