
Se já foi ao doutor Google sabe que ao pesquisar qualquer sintoma, por mais inócuo, vem de lá com um diagnóstico de quase-morte. Temos de nos lembrar que não é um médico, mas sim um motor de busca. Nada como o fator humano (especialista na área) para nos alertar para pequenos sinais, para estar atenta e atuar em conformidade. Os autores do livro, ‘Doutor, Preciso de Ajuda’, Christopher Kelly e Marc Eisenberg, partilham a sua experiência como médicos e alertam-nos para o essencial.
DOR DE CABEÇA
MANTENHA A CALMA SE…
… a dor incide sobretudo na testa e no rosto, se esteve constipada, se a febre é ligeira e tem o nariz a pingar. Pode ser sinal de que está engripada ou com covid, faça o teste e fique em casa, quer seja uma coisa ou outra.
… deixou de beber café. Às vezes basta acordar um pouco mais tarde para isso acontecer.
… a dor parece uma fita à volta do crânio mas melhora com repouso e medicamentos. Se assim for, é uma dor de tensão, a mais comum e menos perigosa. Pode ter origem no stresse diário ou falta de horas de sono.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… não atenuar e se mantiver por mais de uma semana. É sinal que, possivelmente, precisa de antibiótico e como tal deve ser avaliada por um médico.
… é forte e frequente mas é a primeira vez que se sente tão mal.
… é latejante, acompanhada por náuseas e sensibilidade à luz e som. Este é o padrão clássico da enxaqueca. Precisa de confirmar o diagnóstico e mitigar a dor com os medicamentos adequados.
… sente como se estivessem a espetar um prego no olho. O olho, do lado onde sente dor, está vermelho e inchado, o nariz a pingar e a testa quente e a transpirar. Pode ser uma cefaleia em salvas, que provoca dores lancinantes e precisa de ser vista por um médico também para descartar a hipótese de um tumor.
… tem mais de 50 anos, dói-lhe o couro cabeludo ao pentear e o maxilar ao mastigar. “Pode ter artrite temporal. Consulte um médico o mais rapidamente possível porque a visão pode ser afetada.”
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… a sua voz se tornar arrastada, se sinta fraca ou tenha dormência de um braço, perna ou numa das faces. Pode ser um sinal de AVC. A rapidez com que se atua é fulcral para não haver sequelas.
… se sinta esquisita, confusa, com muito sono de repente e tem alterações de personalidade. Isto pode significar “uma pressão elevada em volta do cérebro, resultante de uma infeção, tumor ou hemorragia.”
… tenha febre, lhe doa o pescoço e o sinta rígido. Pode ser sinal de meningite, hospital já.
… a dor de cabeça apareça subitamente e seja muito forte, “as dores de cabeça que vão do zero aos cem em poucos minutos são conhecidas por cefaleias em salvas. São um sinal de problema grave e podem progredir para uma hemorragia cerebral.”
… a dor de cabeça súbita e forte tenha começado quando estava a exercitar-se no ginásio, ou durante/após o sexo. Pode ser sinal que rebentou um vaso sanguíneo.
… a visão tenha ficado turva num ou nos dois olhos.
TONTURAS
MANTENHA A CALMA SE…
… fica tonta às vezes quando se levanta da cama. Quando nos levantamos de repente, a “gravidade faz com que o sangue desça da cabeça para as pernas. Nos segundos necessários para o sangue se pôr em movimento, o cérebro pode experimentar uma pequena queda de pressão sanguínea”.
… regressou de um cruzeiro. “Está a ter síndrome de desembarque e pode senti-lo durante 1-2 dias depois do regresso a terra firme”.
… na noite anterior bebeu uns copos a mais. O álcool ingerido altera a densidade do sangue e isso afeta o movimento dos líquidos no ouvido interno. Pode também estar desidratada, por isso aconselham-se bebidas para reidratação, água não chega, e repouso.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… “Persistem por mais de alguns minutos ou acontecem sempre que se levanta, pode ter hipotensão ortostática ou postural.”
… acontece sempre que vai ao ginásio, sobretudo se tem mais de 50 anos. Pode ter um problema cardíaco.
… ouve zumbidos, sente a sala andar à volta e o som abafado. Tudo sintomas da doença de Menière. O stresse, o tabaco e a ingestão de alimentos com muito sal, cafeína e álcool podem piorar este sintoma.
… tem vertigens e um historial de enxaquecas. Convém ser devidamente medicada para maior controlo.
… tem formigueiro e/ou dor nas pernas. São sintomas comuns a quem tem diabetes e tem de ser controlado. Pode também ter origem numa doença da tiroide, alcoolismo ou em carências vitamínicas.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… o problema resultar de uma perda de sangue ou se já não bebe líquidos há vários dias.
… as vertigens não parem ao fim de poucos minutos, alerta AVC.
… o seu coração dispare sem razão antes das vertigens. Pode não estar a bombear sangue como deve.
… tenha também febre e arrepios. Pode significar, caso não haja razão concreta para tal acontecer, algo bastante grave, como sépsis, “que ocorre quando o organismo entra em guerra nuclear contra uma infeção”.
LESÕES NA CABEÇA
MANTENHA A CALMA SE…
… não desmaiou, tem menos de 65 anos, não está a tomar anticoagulantes e sente-se bem.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… uns dias depois da pancada começou a ter dores de cabeça. Outros sintomas a juntar a este, a ter em conta, são irritabilidade, ansiedade, depressão e tonturas.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha também náuseas ou vómitos que vão piorando com o tempo.
… tenha perdido os sentidos. Mesmo que se sinta bem logo a seguir.
… esteja a tomar anticoagulantes, estes aumentam a possibilidade de risco de hemorragia no cérebro.
… tenha mais de 65 anos.
… tenha perdido os sentidos antes de ter batido com a cabeça.
… se sinta mais enfraquecida desde o trauma e tenha dormência num dos membros.
… a queda tenha sido a mais de 1 metro do chão e a cabeça tenha batido no solo.
DOR NO PEITO
MANTENHA A CALMA SE…
… a dor acontece depois de ter levado uma bola em cheio no peito.
… é momentânea, dura uns segundos e não reaparece. “Pode ser apenas gás ou um breve espasmo muscular.”
… tem tossido muito ultimamente, isso pode afetar os músculos do peito.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… a dor surge quando faz exercício e desaparece em repouso. “As artérias que fornecem sangue aos músculos do coração podem ter bloqueios graves e este não receber fluxo suficiente.” Vá a um cardiologista rapidamente, e se sentir essa dor também em repouso já é uma urgência.
… sente ardor no peito depois de comer ou quando se deita. Isso geralmente é sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando os sucos digestivos sobem pelo esófago até à boca.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… as dores sejam constantes, durem vários minutos e não melhorem. Isso pode ser sinal do temido ataque cardíaco. Às vezes a dor desce pelo braço mas não é sempre. Chame o 112.
… tenha historial de tensão alta e as dores sejam constantes e agudas.
… também tenha falta de ar (possível ataque cardíaco), febre e tosse (pode ser uma pneumonia).
… a dor aguda melhore quando se inclina para a frente. “Pode ser uma irritação da membrana à volta do coração chamada pericardite.”
FALTA DE AR
MANTENHA A CALMA SE…
… esta se dever ao facto de ter começado a praticar exercício físico depois de muito tempo parado.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… ficar sem fôlego ao subir escadas ou ruas íngremes, mas sem ser isso até se sente bem. “A razão mais vulgar para a falta de ar quando se esforça é anemia, porque o corpo tem falta de glóbulos vermelhos e o coração esforça-se por dar oxigénio em quantidade aos músculos e órgãos.” Anemia é comum em mulheres em idade fértil devido a períodos menstruais abundantes, mas se tem mais de 50 anos convém fazer uma colonoscopia para despiste de cancro do cólon.
… as suas pernas incham e ficam com as marcas das meias. Pode ser retenção de líquidos devido a insuficiência cardíaca ou doença renal.
… piora quando está deitada e dorme quase sentada, sinal de insuficiência cardíaca.
… a sua respiração parece um apito, tem pieira. Pode ter asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Tosse é outro dos sintomas associados.
… está grávida. “A mudança dos níveis hormonais estimula o centro cerebral da respiração.”
… se sentir de repente assoberbada com tudo. Pode ser um ataque de pânico, “que causa um intenso medo, falta de ar e batimentos cardíacos e suores”.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… a pieira não passe e tenha dificuldade em respirar. Pode ser um ataque de asma, ou doença cardíaca, que faz com que os pulmões se encham de líquido que dificulta a respiração.
… tenha febre e tosse, pode ser sinal de pneumonia.
… tenha dor no peito e pulsação rápida (acima de 120 batimentos por minuto).
… comece subitamente a ter erupções pelo corpo, comichão, sensação de aperto das vias respiratórias, respiração ruidosa. Comeu marisco, frutos secos?… Não perca um segundo, ligue para o 112 já, é uma reação alérgica grave.
… tenha feito uma viagem longa com uma perna engessada. “Pode ter coágulos nos pulmões a bloquear o fluxo normal de sangue, ou seja, uma embolia pulmonar. Os coágulos nas pernas são mais vulgares nas pessoas que têm as pernas imobilizadas”.
… seja diabética e os seus níveis de açúcar tenham estado muito elevados, isso pode provocar aquilo que se chama cetoacidose diabética. Outros sintomas são fadiga e dores abdominais.
… tenha cancro, o seu risco de formar coágulos é muito elevado.
DOR DE BARRIGA
MANTENHA A CALMA SE…
… tem tido 1-2 dias de dor não muito forte e intermitente, com náuseas, vómitos e/ou diarreia. É provável que seja uma gastroenterite. O mais importante é reidratar-se com caldos simples ou bebidas próprias.
… a dor de estômago é sobretudo depois de comer e piora quando se deita mas melhora quando bebe água. Deve ter refluxo gastroesofágico, a água leva o ácido de volta para o estômago e a dor diminui de intensidade. Medidas que ajudam: evite bebidas com gás, chocolate e comidas gordas, picantes, não durma logo a seguir às refeições e eleve a almofada.
… tem ocasionalmente uma dor forte e os intestinos foram esvaziados há uma semana. “A prisão de ventre é a causa mais comum de dores abdominais e é definida como menos de 3 idas à sanita por semana, fezes duras, dificuldade em expelir fezes ou a sensação de que nunca consegue ficar com os intestinos vazios.
… a dor ocorre depois de beber leite ou comer produtos lácteos. Talvez seja intolerante à lactose.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… tem, há várias semanas, uma sensação de ardor no estômago que melhora ou piora depois de comer. O diagnóstico pode indicar úlcera no estômago ou no intestino. “A maioria das úlceras são causadas pela bactéria H. Pylori e são tratadas com antibióticos e antiácidos.”
… tem dores pélvicas que pioram com o período. “A maioria das mulheres experimenta dores abdominais ligeiras naqueles dias do mês. Um subgrupo tem dores que interferem com a escola e o trabalho: duas causas comuns são endometriose e miomas.”
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha também sangue nas fezes. Pode ser cancro ou infeção grave do cólon, ou doença inflamatória intestinal.
…a dor dure mais de 5 dias e for acompanhada por vómitos e diarreia.
… tenha diabetes e os seus níveis de açúcar no sangue estejam muito elevados.
… seja acompanhada por urticária. Pode ser uma reação anafilática ao que comeu.
… tenha uma dor excruciante do lado superior direito da barriga. Poderão ser pedras na vesícula biliar.
… tenha uma dor lancinante do lado inferior direito da barriga. Pode ser uma apendicite. A dor abdominal forte “começa à volta do umbigo e depois move-se para a zona acima do apêndice, na parte inferior direita do abdómen”. Pode dar febre e vómitos.
… tenha também dor no alto da barriga e falta de ar, que piora quando se esforça: sinal de ataque cardíaco.
… seja mulher e tenha uma dor forte no baixo ventre. Pode ser uma panóplia de más notícias: torção ovárica, gravidez ectópica, infeção urinária, problemas nos ovários, trompas…
… note a pele e os olhos amarelados, sinais fortes de problemas de fígado.
… sinta espasmos dolorosos no baixo ventre e costas. Pedras no rim dão dores lancinantes.
INCHAÇO E FLATULÊNCIA
MANTENHA A CALMA SE…
… comeu feijões, brócolos ou couve-de-bruxelas; se masca pastilha elástica ou bebe leite ou bebidas com gás.
… se está grávida, é comum. O ferro e as vitaminas pré-natais podem aumentar a prisão de ventre.
… toma antibióticos, vitaminas, aspirina, analgésicos, antiácidos ou antidepressivos.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… não se sentir aliviada depois de ir ao wc.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha ganho peso significativo nos últimos 7-15 dias e sente falta de ar. “Doença de rins, coração ou fígado pode causar acumulação progressiva de fluido à volta dos pulmões e intestinos.”
… tenha também dores abdominais e náuseas.
DORES NAS PERNAS E CÃIBRAS
MANTENHA A CALMA SE…
… praticou exercício de forma vigorosa. Faça sempre alongamentos.
… tem mais de 50 anos e tem cãibras. “Faça alongamentos e tome vitaminas do complexo B em cápsulas.”
… se está grávida. É vulgar no último trimestre, veja com o seu obstetra se magnésio é a solução.
DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… sofre da síndrome das pernas inquietas, em que o formigueiro que sente nas pernas é aliviado através de movimento. Em certos casos é um efeito secundário de medicamentos,como anti-histamínicos, antidepressivos, antináuseas, ou então sinal de uma deficiência de ferro, doença renal, neuropatia ou esclerose múltipla.
… a pele está muito esticada e sente dor. Precisa de fazer exames para verificar se há uma doença de rins, fígado ou coração por trás.
… sente um formigueiro ou dormência. Uma hérnia discal na zona lombar pode ser a culpada.
… iniciou a toma de medicamentos como diuréticos, inaladores, osteoporose, colesterol, contracetivos orais.
VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha uma perna inchada, feito uma viagem longa ou dado uma pancada. Pode ser um coágulo.
… uma das pernas esteja dormente, fria e com dor. “Pode ser um bloqueio de uma artérias da perna e precisa de restabelecer o fluxo sanguíneo antes que gangrene”.
