Beautiful young woman standing against blue wall

Se já foi ao doutor Google sabe que ao pesquisar qualquer sintoma, por mais inócuo, vem de lá com um diagnóstico de quase-morte. Temos de nos lembrar que não é um médico, mas sim um motor de busca. Nada como o fator humano (especialista na área) para nos alertar para pequenos sinais, para estar atenta e atuar em conformidade. Os autores do livro, ‘Doutor, Preciso de Ajuda’, Christopher Kelly e Marc Eisenberg, partilham a sua experiência como médicos e alertam-nos para o essencial.

DOR DE CABEÇA

MANTENHA A CALMA SE
… a dor incide sobretudo na testa e no rosto, se esteve constipada, se a febre é ligeira e tem o nariz a pingar. Pode ser sinal de que está engripada ou com covid, faça o teste e fique em casa, quer seja uma coisa ou outra.
… deixou de beber café. Às vezes basta acordar um pouco mais tarde para isso acontecer.
… a dor parece uma fita à volta do crânio mas melhora com repouso e medicamentos. Se assim for, é uma dor de tensão, a mais comum e menos perigosa. Pode ter origem no stresse diário ou falta de horas de sono.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… não atenuar e se mantiver por mais de uma semana. É sinal que, possivelmente, precisa de antibiótico e como tal deve ser avaliada por um médico.
… é forte e frequente mas é a primeira vez que se sente tão mal.
… é latejante, acompanhada por náuseas e sensibilidade à luz e som. Este é o padrão clássico da enxaqueca. Precisa de confirmar o diagnóstico e mitigar a dor com os medicamentos adequados.
… sente como se estivessem a espetar um prego no olho. O olho, do lado onde sente dor, está vermelho e inchado, o nariz a pingar e a testa quente e a transpirar. Pode ser uma cefaleia em salvas, que provoca dores lancinantes e precisa de ser vista por um médico também para descartar a hipótese de um tumor.
… tem mais de 50 anos, dói-lhe o couro cabeludo ao pentear e o maxilar ao mastigar. “Pode ter artrite temporal. Consulte um médico o mais rapidamente possível porque a visão pode ser afetada.”

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
a sua voz se tornar arrastada, se sinta fraca ou tenha dormência de um braço, perna ou numa das faces. Pode ser um sinal de AVC. A rapidez com que se atua é fulcral para não haver sequelas.
… se sinta esquisita, confusa, com muito sono de repente e tem alterações de personalidade. Isto pode significar “uma pressão elevada em volta do cérebro, resultante de uma infeção, tumor ou hemorragia.”
… tenha febre, lhe doa o pescoço e o sinta rígido. Pode ser sinal de meningite, hospital já.
… a dor de cabeça apareça subitamente e seja muito forte, “as dores de cabeça que vão do zero aos cem em poucos minutos são conhecidas por cefaleias em salvas. São um sinal de problema grave e podem progredir para uma hemorragia cerebral.”
… a dor de cabeça súbita e forte tenha começado quando estava a exercitar-se no ginásio, ou durante/após o sexo. Pode ser sinal que rebentou um vaso sanguíneo.
… a visão tenha ficado turva num ou nos dois olhos.


TONTURAS

MANTENHA A CALMA SE
fica tonta às vezes quando se levanta da cama. Quando nos levantamos de repente, a “gravidade faz com que o sangue desça da cabeça para as pernas. Nos segundos necessários para o sangue se pôr em movimento, o cérebro pode experimentar uma pequena queda de pressão sanguínea”.
… regressou de um cruzeiro. “Está a ter síndrome de desembarque e pode senti-lo durante 1-2 dias depois do regresso a terra firme”.
… na noite anterior bebeu uns copos a mais. O álcool ingerido altera a densidade do sangue e isso afeta o movimento dos líquidos no ouvido interno. Pode também estar desidratada, por isso aconselham-se bebidas para reidratação, água não chega, e repouso.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… “Persistem por mais de alguns minutos ou acontecem sempre que se levanta, pode ter hipotensão ortostática ou postural.”
… acontece sempre que vai ao ginásio, sobretudo se tem mais de 50 anos. Pode ter um problema cardíaco.
… ouve zumbidos, sente a sala andar à volta e o som abafado. Tudo sintomas da doença de Menière. O stresse, o tabaco e a ingestão de alimentos com muito sal, cafeína e álcool podem piorar este sintoma.
… tem vertigens e um historial de enxaquecas. Convém ser devidamente medicada para maior controlo.
… tem formigueiro e/ou dor nas pernas. São sintomas comuns a quem tem diabetes e tem de ser controlado. Pode também ter origem numa doença da tiroide, alcoolismo ou em carências vitamínicas.


VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO
… o problema resultar de uma perda de sangue ou se já não bebe líquidos há vários dias.
… as vertigens não parem ao fim de poucos minutos, alerta AVC.
… o seu coração dispare sem razão antes das vertigens. Pode não estar a bombear sangue como deve.
… tenha também febre e arrepios. Pode significar, caso não haja razão concreta para tal acontecer, algo bastante grave, como sépsis, “que ocorre quando o organismo entra em guerra nuclear contra uma infeção”.


LESÕES NA CABEÇA

MANTENHA A CALMA SE
… não desmaiou, tem menos de 65 anos, não está a tomar anticoagulantes e sente-se bem.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… uns dias depois da pancada começou a ter dores de cabeça. Outros sintomas a juntar a este, a ter em conta, são irritabilidade, ansiedade, depressão e tonturas.

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha também náuseas ou vómitos que vão piorando com o tempo.
… tenha perdido os sentidos. Mesmo que se sinta bem logo a seguir.
… esteja a tomar anticoagulantes, estes aumentam a possibilidade de risco de hemorragia no cérebro.
… tenha mais de 65 anos.
… tenha perdido os sentidos antes de ter batido com a cabeça.
… se sinta mais enfraquecida desde o trauma e tenha dormência num dos membros.
… a queda tenha sido a mais de 1 metro do chão e a cabeça tenha batido no solo.


DOR NO PEITO

MANTENHA A CALMA SE…
… a dor acontece depois de ter levado uma bola em cheio no peito.
… é momentânea, dura uns segundos e não reaparece. “Pode ser apenas gás ou um breve espasmo muscular.”
… tem tossido muito ultimamente, isso pode afetar os músculos do peito.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… a dor surge quando faz exercício e desaparece em repouso. “As artérias que fornecem sangue aos músculos do coração podem ter bloqueios graves e este não receber fluxo suficiente.” Vá a um cardiologista rapidamente, e se sentir essa dor também em repouso já é uma urgência.
… sente ardor no peito depois de comer ou quando se deita. Isso geralmente é sintoma de refluxo gastroesofágico, que ocorre quando os sucos digestivos sobem pelo esófago até à boca.

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
as dores sejam constantes, durem vários minutos e não melhorem. Isso pode ser sinal do temido ataque cardíaco. Às vezes a dor desce pelo braço mas não é sempre. Chame o 112.
… tenha historial de tensão alta e as dores sejam constantes e agudas.
… também tenha falta de ar (possível ataque cardíaco), febre e tosse (pode ser uma pneumonia).
… a dor aguda melhore quando se inclina para a frente. “Pode ser uma irritação da membrana à volta do coração chamada pericardite.”

FALTA DE AR

MANTENHA A CALMA SE…
… esta se dever ao facto de ter começado a praticar exercício físico depois de muito tempo parado.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… ficar sem fôlego ao subir escadas ou ruas íngremes, mas sem ser isso até se sente bem. “A razão mais vulgar para a falta de ar quando se esforça é anemia, porque o corpo tem falta de glóbulos vermelhos e o coração esforça-se por dar oxigénio em quantidade aos músculos e órgãos.” Anemia é comum em mulheres em idade fértil devido a períodos menstruais abundantes, mas se tem mais de 50 anos convém fazer uma colonoscopia para despiste de cancro do cólon.
… as suas pernas incham e ficam com as marcas das meias. Pode ser retenção de líquidos devido a insuficiência cardíaca ou doença renal.
… piora quando está deitada e dorme quase sentada, sinal de insuficiência cardíaca.
… a sua respiração parece um apito, tem pieira. Pode ter asma ou Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC). Tosse é outro dos sintomas associados.
… está grávida. “A mudança dos níveis hormonais estimula o centro cerebral da respiração.”
… se sentir de repente assoberbada com tudo. Pode ser um ataque de pânico, “que causa um intenso medo, falta de ar e batimentos cardíacos e suores”.

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
a pieira não passe e tenha dificuldade em respirar. Pode ser um ataque de asma, ou doença cardíaca, que faz com que os pulmões se encham de líquido que dificulta a respiração.
… tenha febre e tosse, pode ser sinal de pneumonia.
… tenha dor no peito e pulsação rápida (acima de 120 batimentos por minuto).
… comece subitamente a ter erupções pelo corpo, comichão, sensação de aperto das vias respiratórias, respiração ruidosa. Comeu marisco, frutos secos?… Não perca um segundo, ligue para o 112 já, é uma reação alérgica grave.
… tenha feito uma viagem longa com uma perna engessada. “Pode ter coágulos nos pulmões a bloquear o fluxo normal de sangue, ou seja, uma embolia pulmonar. Os coágulos nas pernas são mais vulgares nas pessoas que têm as pernas imobilizadas”.
… seja diabética e os seus níveis de açúcar tenham estado muito elevados, isso pode provocar aquilo que se chama cetoacidose diabética. Outros sintomas são fadiga e dores abdominais.
… tenha cancro, o seu risco de formar coágulos é muito elevado.

DOR DE BARRIGA

MANTENHA A CALMA SE…
… tem tido 1-2 dias de dor não muito forte e intermitente, com náuseas, vómitos e/ou diarreia. É provável que seja uma gastroenterite. O mais importante é reidratar-se com caldos simples ou bebidas próprias.
… a dor de estômago é sobretudo depois de comer e piora quando se deita mas melhora quando bebe água. Deve ter refluxo gastroesofágico, a água leva o ácido de volta para o estômago e a dor diminui de intensidade. Medidas que ajudam: evite bebidas com gás, chocolate e comidas gordas, picantes, não durma logo a seguir às refeições e eleve a almofada.
… tem ocasionalmente uma dor forte e os intestinos foram esvaziados há uma semana. “A prisão de ventre é a causa mais comum de dores abdominais e é definida como menos de 3 idas à sanita por semana, fezes duras, dificuldade em expelir fezes ou a sensação de que nunca consegue ficar com os intestinos vazios.
… a dor ocorre depois de beber leite ou comer produtos lácteos. Talvez seja intolerante à lactose.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… tem, há várias semanas, uma sensação de ardor no estômago que melhora ou piora depois de comer. O diagnóstico pode indicar úlcera no estômago ou no intestino. “A maioria das úlceras são causadas pela bactéria H. Pylori e são tratadas com antibióticos e antiácidos.”
… tem dores pélvicas que pioram com o período. “A maioria das mulheres experimenta dores abdominais ligeiras naqueles dias do mês. Um subgrupo tem dores que interferem com a escola e o trabalho: duas causas comuns são endometriose e miomas.”

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
tenha também sangue nas fezes. Pode ser cancro ou infeção grave do cólon, ou doença inflamatória intestinal.
…a dor dure mais de 5 dias e for acompanhada por vómitos e diarreia.
… tenha diabetes e os seus níveis de açúcar no sangue estejam muito elevados.
… seja acompanhada por urticária. Pode ser uma reação anafilática ao que comeu.
… tenha uma dor excruciante do lado superior direito da barriga. Poderão ser pedras na vesícula biliar.
… tenha uma dor lancinante do lado inferior direito da barriga. Pode ser uma apendicite. A dor abdominal forte “começa à volta do umbigo e depois move-se para a zona acima do apêndice, na parte inferior direita do abdómen”. Pode dar febre e vómitos.
… tenha também dor no alto da barriga e falta de ar, que piora quando se esforça: sinal de ataque cardíaco.
… seja mulher e tenha uma dor forte no baixo ventre. Pode ser uma panóplia de más notícias: torção ovárica, gravidez ectópica, infeção urinária, problemas nos ovários, trompas…
… note a pele e os olhos amarelados, sinais fortes de problemas de fígado.
… sinta espasmos dolorosos no baixo ventre e costas. Pedras no rim dão dores lancinantes.

INCHAÇO E FLATULÊNCIA

MANTENHA A CALMA SE…
… comeu feijões, brócolos ou couve-de-bruxelas; se masca pastilha elástica ou bebe leite ou bebidas com gás.
… se está grávida, é comum. O ferro e as vitaminas pré-natais podem aumentar a prisão de ventre.
… toma antibióticos, vitaminas, aspirina, analgésicos, antiácidos ou antidepressivos.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… não se sentir aliviada depois de ir ao wc.

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha ganho peso significativo nos últimos 7-15 dias e sente falta de ar. “Doença de rins, coração ou fígado pode causar acumulação progressiva de fluido à volta dos pulmões e intestinos.”
… tenha também dores abdominais e náuseas.

DORES NAS PERNAS E CÃIBRAS

MANTENHA A CALMA SE…
… praticou exercício de forma vigorosa. Faça sempre alongamentos.
… tem mais de 50 anos e tem cãibras. “Faça alongamentos e tome vitaminas do complexo B em cápsulas.”
… se está grávida. É vulgar no último trimestre, veja com o seu obstetra se magnésio é a solução.

DEVE MARCAR UMA CONSULTA SE…
… sofre da síndrome das pernas inquietas, em que o formigueiro que sente nas pernas é aliviado através de movimento. Em certos casos é um efeito secundário de medicamentos,como anti-histamínicos, antidepressivos, antináuseas, ou então sinal de uma deficiência de ferro, doença renal, neuropatia ou esclerose múltipla.
… a pele está muito esticada e sente dor. Precisa de fazer exames para verificar se há uma doença de rins, fígado ou coração por trás.
… sente um formigueiro ou dormência. Uma hérnia discal na zona lombar pode ser a culpada.
… iniciou a toma de medicamentos como diuréticos, inaladores, osteoporose, colesterol, contracetivos orais.

VÁ ÀS URGÊNCIAS CASO…
… tenha uma perna inchada, feito uma viagem longa ou dado uma pancada. Pode ser um coágulo.
… uma das pernas esteja dormente, fria e com dor. “Pode ser um bloqueio de uma artérias da perna e precisa de restabelecer o fluxo sanguíneo antes que gangrene”.

Doutor, Preciso de Ajuda!’, Christopher Kelly e Marc Eisenberg, Um guia com mais de 40 sintomas.


Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

SIC obrigada a apagar imagens de Daniel e Sónia em “Casados à Primeira Vista”

SIC obrigada a apagar imagens de Daniel e Sónia em “Casados à Primeira Vista”

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

Implante cerebral ajuda sobrevivente de AVC que perdeu a fala a comunicar de forma bilingue

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Toda a verdade: Produção impediu Sónia de desistir de “Casados à Primeira Vista”

Toda a verdade: Produção impediu Sónia de desistir de “Casados à Primeira Vista”

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Os planos da Stellantis para criar um ecossistema de software para os carros

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Letizia e Felipe VI celebram 10 anos de reinado

Ronaldo compra participação na Vista Alegre e vai levar a marca para a Ásia

Ronaldo compra participação na Vista Alegre e vai levar a marca para a Ásia

Filho mais novo dos príncipes Carl Philip e Sophia da Suécia inaugurou o seu próprio parque

Filho mais novo dos príncipes Carl Philip e Sophia da Suécia inaugurou o seu próprio parque

Moda: 20 cestas para usar no dia a dia

Moda: 20 cestas para usar no dia a dia

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Como as poeiras do Saara podem ajudar a impedir furacões

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

NATO investe mil milhões de euros em robótica, Inteligência Artificial e fábricas no Espaço

NATO investe mil milhões de euros em robótica, Inteligência Artificial e fábricas no Espaço

EXAME de junho: Quais as regiões que mais exportam?

EXAME de junho: Quais as regiões que mais exportam?

Volta a Portugal com as receitas da Marlene Vieira

Volta a Portugal com as receitas da Marlene Vieira

Vídeo: Um encontro com Alice Vieira, a 'contadora de histórias'

Vídeo: Um encontro com Alice Vieira, a 'contadora de histórias'

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

João Paulo Esteves da Silva - O piano e todas as margens

Apple quer desenvolver Vision Pro mais barato

Apple quer desenvolver Vision Pro mais barato

Girl Talk: Vamos rebentar as nossas bolhas?

Girl Talk: Vamos rebentar as nossas bolhas?

iOS 18: Que novidades chegam ao sistema operativo do iPhone?

iOS 18: Que novidades chegam ao sistema operativo do iPhone?

Mulheres confiantes antecipam o verão em fim de tarde à beira-mar

Mulheres confiantes antecipam o verão em fim de tarde à beira-mar

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

VISÃO Se7e: 19 sítios para ver os jogos do Euro 2024 – e torcer por Portugal

VISÃO Se7e: 19 sítios para ver os jogos do Euro 2024 – e torcer por Portugal

O que é feito de Maria a primeira vencedora do “Masterchef Júnior”?

O que é feito de Maria a primeira vencedora do “Masterchef Júnior”?

Restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas

Restrições ao consumo de água no Algarve vão ser aliviadas

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Caras Decoração de junho: celebrar o bom tempo e a vida ao ar livre

Aromas de verão para a casa

Aromas de verão para a casa

Keto: os riscos (que podem ser graves) da dieta da moda

Keto: os riscos (que podem ser graves) da dieta da moda

"O que é verdadeiramente desafiante é as marcas saberem o que leva as pessoas às lojas e o que funciona online". Leah Johns em entrevista

inCentea: “Distinguimo-nos pela capacidade de integrar a IA com sistemas existentes”

inCentea: “Distinguimo-nos pela capacidade de integrar a IA com sistemas existentes”

Festivais de música erudita a não perder este mês

Festivais de música erudita a não perder este mês

Alpine A290: elétrico, tecnológico… e endiabrado

Alpine A290: elétrico, tecnológico… e endiabrado

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

Carros elétricos chineses deverão ficar mais caros

25 peças para receber a primavera em casa

25 peças para receber a primavera em casa

10

10 "looks" de Letizia com ténis

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Vencedores do passatempo 'Gru - O Maldisposto 4'

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Presta atenção! Já ouviste falar de contrafação?

Presta atenção! Já ouviste falar de contrafação?

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

A La Redoute Intérieurs apresentou a sua nova coleção em Paris

Os melhores momentos do Dia da Ordem da Jarreteira no Castelo de Windsor, que não contou com a presença de Kate

Os melhores momentos do Dia da Ordem da Jarreteira no Castelo de Windsor, que não contou com a presença de Kate

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O

Kiwi contra um dos mais dolorosos efeitos secundários da quimioterapia. O "método inovador" criado por investigadores portugueses

JL 1400

JL 1400

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

Novo estudo científico revela que o cérebro tenta prever o futuro enquanto se encontra em repouso

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

O regresso de “House of the Dragon”: Nesta guerra de homens primários, quem lidera são as mulheres

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites