Foto: Pexels/Bruno Feitosa

Alopecia é o termo médico usado para classificar toda a queda de cabelo. Importa perceber se os fios que perdemos mais abundantemente no outono fazem parte do processo normal de regeneração ou se acentuam um problema já existente e que é preciso diagnosticar para travar a sua progressão. Falámos com duas médicas dermatologistas especialistas na área de tricologia – que se dedica ao estudo e tratamento do cabelo e couro cabeludo, Paula Quirino e Filipa Osório, para nos explicarem quais são as alopecias mais comuns nas mulheres, os sinais de alerta e que tratamentos existem.

Estamos na estação do ano em que o cabelo cai
mais frequentemente. O que é normal e o que não é?
Paula Quirino:
No outono é normal que caia mais cabelo. Se o normal é que caia 50 e de repente começa a cair 150 cabelos por dia, mas nascerem 150 iguais, não tem problema nenhum. Outra coisa é se dos 150 que nascem, 50 são mais fininhos. Se ao longo dos anos vai-se percebendo que tem menor densidade de cabelo, isso já revela um problema. No fundo, interessa é saber se o volume total do cabelo é mantido ou não, se o elástico com que costuma prender o cabelo tem de dar mais uma volta.
Filipa Osório: As pessoas têm a noção do que é o seu normal, de quanto é esperado cair, as alturas do ano em que cai mais… Se essa queda se torna sustentável ao longo do ano, é claro que deve ir a uma consulta. E sobretudo, se há uma rarefação progressiva, em que as pessoas começam a ver a risca onde se faz a partição do cabelo mais alargada e se começa a ver couro cabeludo à transparência, é sinal que há um problema.

Que tipos de alopecias (queda de cabelo) existem?
PQ
: Nós costumamos dividir as alopecias em dois grandes grupos: as não cicatriciais e as cicatriciais. As primeiras são mais frequentes, podem ser transitórias e têm o potencial de serem total ou parcialmente reversíveis. As segundas são muito raras mas mais graves, isto é, a pessoa perde o cabelo e este não volta a nascer.

Dentro dessas mais frequentes, como se caracterizam as que mais afetam as mulheres?
PQ:
Há três tipos de alopecias não cicatriciais: os eflúvios telogénicos, a alopecia androgenética e a alopecia areata. Cerca de 90% das consultas de queda de cabelo nos dermatologistas são estes três casos.

O que são os eflúvios telogénicos?
PQ: São aquelas quedas de cabelo em que este cai e volta a nascer, às vezes mesmo sem tratamento, no entanto, convém sempre consultar um especialista. Podem ser sazonais, acontecem sobretudo no outono, ou no pós-parto (4 meses depois de nascer o bebé)… as pessoas que tiveram covid também se queixaram de queda de cabelo superior ao normal.
FO: Podem acontecer com maior intensidade também após uma febre, uma doença severa, um stresse emocional, uma cirurgia, situações em que há alterações da tiroide, dietas, e até alguns medicamentos podem aumentar esta percentagem de cabelos que estão em fase de queda.

E a alopecia androgenética, o que é?
FO: É o que vulgarmente chamamos de calvície e é de longe o motivo mais frequente de consulta em tricologia, tanto nos homens como nas mulheres. Aos 70 anos, cerca de 50% das mulheres e 80% dos homens caucasianos têm alopecia androgenética, portanto é um diagnóstico bastante frequente. Nas mulheres há uma perda de densidade no topo da cabeça, o cabelo fica mais ‘ralinho’ nessa zona.
PQ: Neste caso há uma predisposição genética para que o cabelo enfraqueça na zona frontal. O ciclo de cabelo é normal, os cabelos caem normalmente e voltam a nascer, só que alguns deles, no topo da cabeça, nascem mais finos, e assim vai havendo uma redução da densidade do cabelo ao longo da vida. A diferença entre o homem e a mulher é que os homens começam a ficar com entradas e também uma perda na coroa; no caso da mulher não existem entradas, salvo raríssimas exceções, há é uma redução da densidade capilar, o cabelo pode ficar muito fino mas mantém sempre a linha de implantação frontal que não recua.

E, finalmente, no que consiste a alopecia areata?
FO: Trata-se do aparecimento súbito de peladas, de áreas circulares sem cabelo que podem assumir uma extensão maior nos casos mais graves, e que podem surgir no couro cabeludo, nas sobrancelhas, ou, no caso dos homens, na barba também. A grande maioria de mulheres e homens que aparecem nas consultas com este tipo de problemas ficam melhores quando fazem os tratamentos.
PQ: É uma doença autoimune em que há uma inflamação que se gera à volta do folículo piloso e faz com que, de um dia para o outro, os cabelos caiam. Além do stresse, causa número um, associa-se muitas vezes a pessoas que tenham eczema atópico ou que têm doenças da tiroide.

Um dos problemas que mais afeta as mulheres é a diminuição de densidade do cabelo no topo da cabeça.

Falaram de alopecias mais raras mas mais graves…
FO: São as alopecias cicatriciais, que são irreversíveis. No fundo gera-se uma inflamação à volta do folículo piloso, que leva à substituição desta raiz por uma cicatriz e por isso a raiz fica destruída, não volta a nascer. O lúpus eritematoso, que é uma doença que pode afetar vários órgãos, nomeadamente na pele, pode causar manchas na pele do couro cabeludo, causando queda de cabelo.
PQ: Há também a alopecia frontal fibrosante, que apesar de ser rara vê-se cada vez mais em consulta. É uma alopecia que parece uma bandolete. É mais frequente nas mulheres, sobretudo perto da menopausa. O cabelo vai recuando, desde a zona preauricular e frontal, ficando progressivamente sem cabelo. Nestes casos não há hipótese de reverter o processo, e não se sabe qual é a causa. Há várias teorias que têm a ver com alguns componentes de cosméticos, incluindo protetores solares, questões hormonais, mas nada está provado.

Quais são os sintomas dessas alopecias cicatriciais?
PQ: Um sinal de alerta é quando os pelos das sobrancelhas caem. Após 1-2 anos começa a cair o cabelo. Deve procurar logo o médico para se tentar jogar por antecipação, porque, a partir do momento que o cabelo cai, não se consegue inverter a situação.
FO: Prurido deve alertar as pessoas para ir a uma consulta para perceber se é só uma dermatite seborreica, que é frequente e causa comichão, ou não.

A calvície feminina é mais comuns nas mulheresque têm um familiar com o mesmo problema?
FO: É uma doença multifatorial, ou seja, pode ter um papel genético e influência de fatores ambientais. Sabemos que 80% dos doentes tem pelo menos um familiar em primeiro grau afetado, seja do lado do pai como do lado da mãe. Relativamente aos fatores ambientais, não se sabe o que pode estar na génese ou no agravamento da calvície.

Pode aparecer na juventude?
PQ: Sim, tenho cada vez mais jovens de 18-20 anos com alopecias androgenéticas.
FO: Os casos mais graves podem surgir logo a seguir à puberdade, no boom hormonal.

Que tratamentos existem para a alopecia?
PQ: Na generalidade dos casos, como são quedas transitórias autorresolutivas, as ampolas ou suplementos que se compram nas farmácias vão resultar. Mas há muitas pessoas que têm uma patologia e não sabem e andam anos ‘entretidas’ a ver se estes produtos resultam. Só vão a uma consulta numa fase tardia da doença. Mas mesmo nestes casos há muitos tratamentos que resultam bem, embora quanto mais cedo começar a tratar, melhor o resultado.
FO
: Os tratamentos variam conforme o tipo de queda, mas o objetivo de todos é diminuir a quantidade de cabelo que cai e aumentar a densidade, o que acontece na maioria dos casos da alopecia não cicatricial. No fundo, nós estamos a falar de substâncias tópicas que se vão aplicar no couro cabeludo, como o minoxidil. Podemos recorrer também, conforme o caso, a tratamentos de natureza hormonal, como a espironolactona, a finasterida, a imunossupressores se forem situações inflamatórias… é um mundo. Existem outros tratamentos feitos em contexto de clínica, mas a mensagem a transmitir é que há uma possibilidade de melhoria na grande maioria dos doentes, sobretudo nas alopecias não cicatriciais.

Palavras-chave

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Letizia surpreende com

Letizia surpreende com "look" brilhante

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1638

A VISÃO Se7e desta semana – edição 1638

Quando começam as aulas: calendário escolar 2024/2028 já está disponível

Quando começam as aulas: calendário escolar 2024/2028 já está disponível

VISÃO Se7e: Mergulhar nas estrelas, sem esquecer os prazeres terrenos

VISÃO Se7e: Mergulhar nas estrelas, sem esquecer os prazeres terrenos

Sete documentários e filmes para entrar no espírito dos Jogos Olímpicos

Sete documentários e filmes para entrar no espírito dos Jogos Olímpicos

A Incrível Adele - Chuchuzinha

A Incrível Adele - Chuchuzinha

Imagens exclusivas do casamento de Isabela Valadeiro e Carlos Ferra

Imagens exclusivas do casamento de Isabela Valadeiro e Carlos Ferra

“Queremos um carro da Xiaomi em todas as ruas do mundo”

“Queremos um carro da Xiaomi em todas as ruas do mundo”

À beira da piscina com estilo

À beira da piscina com estilo

Amendoim: Os benefícios inesperados do consumo desta oleaginosa

Amendoim: Os benefícios inesperados do consumo desta oleaginosa

Maré vermelha nas cotadas de luxo. Louis Vuitton lidera derrocada

Maré vermelha nas cotadas de luxo. Louis Vuitton lidera derrocada

Os 40 atores negros mais famosos de Hollywood

Os 40 atores negros mais famosos de Hollywood

A inovação nas frotas e na mobilidade

A inovação nas frotas e na mobilidade

Letizia com visual florido em visita a Barcelona

Letizia com visual florido em visita a Barcelona

Como as alterações climáticas estão a mexer com o tempo (mas não com o tempo em que está a pensar)

Como as alterações climáticas estão a mexer com o tempo (mas não com o tempo em que está a pensar)

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Ao fim de 500 anos de ausência, os veados estão de regresso a Cascais

Ao fim de 500 anos de ausência, os veados estão de regresso a Cascais

Conheça a nova flagship store da Molteni&C em Lisboa

Conheça a nova flagship store da Molteni&C em Lisboa

Família Aveiro reunida para casamento especial

Família Aveiro reunida para casamento especial

Meta lança o seu maior modelo aberto de Inteligência Artificial

Meta lança o seu maior modelo aberto de Inteligência Artificial

1º sunset Ageas Seguros junta 30 empresários em Viana do Castelo

1º sunset Ageas Seguros junta 30 empresários em Viana do Castelo

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Flávio Teixeira faz apelo após fim da relação:

Flávio Teixeira faz apelo após fim da relação: "Peço que não magoem a Alexandra"

Recanto para viver ao ar livre

Recanto para viver ao ar livre

Sebastião da Gama - Carne e espírito na Arrábida

Sebastião da Gama - Carne e espírito na Arrábida

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Quem tinha mais poderes antes do 25 de Abril: o Presidente da República ou o Presidente do Conselho?

Eletrificar para descarbonizar

Eletrificar para descarbonizar

12 coisas que adoramos nos avós!

12 coisas que adoramos nos avós!

Telescópio James Webb deteta exoplaneta seis vezes maior que Júpiter

Telescópio James Webb deteta exoplaneta seis vezes maior que Júpiter

As diferenças entre sexo e género no cérebro das crianças, segundo um novo estudo

As diferenças entre sexo e género no cérebro das crianças, segundo um novo estudo

Adia várias vezes o alarme de manhã? O problema que pode estar por detrás da

Adia várias vezes o alarme de manhã? O problema que pode estar por detrás da "mania"

Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio ruma a Proença-a-Nova este fim de semana

Campeonato de Portugal de Novas Energias – Prio ruma a Proença-a-Nova este fim de semana

'Táxi' voador movido a hidrogénio percorre mais de 800 quilómetros em voo de teste

'Táxi' voador movido a hidrogénio percorre mais de 800 quilómetros em voo de teste

Na primeira pessoa:

Na primeira pessoa: "Os carteiristas consideram-nos um perigo e já tivemos alguns a ameaçar-nos com facadas e com pedras"

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Pigmentarium: perfumaria de nicho inspirada na herança cultural da República Checa

Jennifer Lopez celebra 55.º aniversário com festa inspirada em Bridgerton

Jennifer Lopez celebra 55.º aniversário com festa inspirada em Bridgerton

A Dama Pé de Cabra

A Dama Pé de Cabra

Huawei Pura 70 Ultra impressiona na fotografia

Huawei Pura 70 Ultra impressiona na fotografia

De novo num

De novo num "jumpsuit", Charlene do Mónaco revela o seu lado mais sedutor

Fausto - O último dos puros

Fausto - O último dos puros

Os detalhes e inspirações do vestido de noiva de Isabela Valadeiro

Os detalhes e inspirações do vestido de noiva de Isabela Valadeiro

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

Grandioso banquete reúne membros da realeza no Louvre

Grandioso banquete reúne membros da realeza no Louvre

O caminho para o inferno está cheio de paletas de artistas!

O caminho para o inferno está cheio de paletas de artistas!

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites