Se costuma acordar sem fome, saiba que isso pode não ser um bom sinal para quem deseja emagrecer.
De acordo com o especialista em nutrição Antonio Herbert Lancha Jr., durante muitos anos, as pessoas acreditaram que deviam cortar os hidratos de carbono à noite. Porém, com a redução da ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono, a aposta maior tende a recair sobre opções repletas de proteína e gordura.
“O consumo de alimentos com maior concentração de lípidos promove a libertação de uma hormona chamada CCK, ou colecistocinina. Esta substância diminui a velocidade dos processos digestivos e inibe a fome no sistema nervoso central”, explica o professor, que leciona na Universidade de São Paulo, no Brasil.
Por conseguinte, ocorre uma digestão lenta durante toda a noite e a pessoa desperta ainda a processar aquela refeição no intestino. Há, por isso, um acordar sem fome. E não, isso não ajuda a emagrecer. Os lípidos fornecem acima de duas vezes mais calorias do que os hidratos de carbono – um grama de hidratos de carbono é igual a quatro calorias, enquanto uma grama de gordura equivale a nove calorias – e não têm qualquer “custo” ao serem transformados em gordura (até porque já o são).
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Sandra Faleiro na capa.