Pela internet, e mesmo através de conversas com amigos ou familiares, somos bombardeados com informações ou opiniões diferentes. E se já deu por si a questionar se deveria tomar banho de manhã ou à noite – já que parece que cada pessoa tem uma teoria diferente -, este artigo dá-lhe a resposta.
“Tomar banho antes de ir dormir pode melhorar a qualidade do sono e ajudar-nos a adormecer melhor. A chave é o momento em que o fazemos: tomar banho entre uma hora e meia aduas horas antes de dormir irá aquecer o nosso corpo e permitir-nos passar por uma descida mais acentuada da temperatura corporal, o que promove o sono“, afirma Elizabeth Culnan, especialista em medicina comportamental do sono.
Ou seja, de acordo com a ciência, o banho noturno é o mais benéfico. E as vantagens acentuam-se em climas quentes ou durante o verão. Isto porque, com temperaturas elevadas, “pode ser difícil conseguir a descida de temperatura corporal tão precisa para uma boa noite de sono“, garante a médica Mia Finkelston.
O truque é não tomar banho muito perto da hora de deitar, já que isto “pode aquecer o corpo e não dar tempo suficiente para a temperatura corporal diminuir. Pode fazer-nos sentir mais alerta e menos capazes de adormecer quando queremos“, acrescenta Culnan.
No que toca a banhos matinais, não há benefícios comprovados, embora os especialistas reconheçam que pode ter efeitos positivos em algumads pessoas – nomeadamente, funcionar como informação dada ao cérebro de que está na altura de começar o dia.
Em qualquer dos casos, há um detalhe essencial: manter a temperatura amena. “Se estiver muito quente, pode ter um efeito relaxante. Os médicos naturopatas costumam recomendar uma prática com milhares de anos, a hidroterapia, que inclui alternar entre temperaturas quentes e frias para acordar o nosso organismo, aumentar a circulação sanguínea e promover o sistema imunitário“, remata o médico Jaquel Patterson.
Fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Sandra Faleiro na capa.