
A resposta é não! A pergunta é feita por Tasneem Bhatia, autora de ‘Transformação hormonal: equilibre o seu corpo e viva plenamente a meia-idade e a menopausa’ (Casa das Letras). A médica que se dedica à saúde da mulher refere-se à falta de libido que pode resultar da diminuição das hormonas femininas que ocorre durante durante a menopausa assim como a secura vaginal e a incapacidade de atingir o orgasmo. O aumento de peso e a insatisfação com o corpo também pode levar a uma baixa do desejo sexual.
“Não acredito que uma libido baixa ou inexistente seja saudável. Pelo contrário, as supemulheres deveriam estar a desenvolver as suas capacidades sexuais. Se pensarmos na dinâmica da sexualidade nos nossos vinte anos, lembramo-nos normalmente de tentar agradar ao nosso parceiro; aos trinta e quarenta anos, podemos ter sido uma máquina de fertilidade, tendo bebés, amamentando e criando filhos. Depois, aos cinquenta e poucos, já não tem de fazer tudo isso e pode, talvez desfrutar? O sexo é agora, finalmente, um assunto apenas seu e do seu parceiro.”
Mas, diz especialista, muitas vezes isso não acontece por causa da transformação hormonal. “Quando os níveis hormonais baixam, isso dá origem a uma sensação de caducidade. no entanto, não se sentirá acabada se tiver orgasmos regulares. Se não estiver a ter relação sexuais devido a uma libido baixa, isso pode ser resolvido no consultório – primeiro verificando se há desequilíbrios hormonais, e, depois, tratando a parte emocional.”