![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/12/211202_MKT_FreeBuds-4-Lipstick_LifestylePhoto_Red_1_JPG_16_9_20210930-1600x900.jpg)
Quando a vida está difícil, quando o amor acaba, quando a coragem vacila e a insegurança alastra, no primeiro encontro, na entrevista de emprego, para defender a tese, para negociar um aumento, para pedir o divórcio, no primeiro dia do resto da vida. Sempre que uma mulher precisa de uma dose de bravura, uma linha de defesa entre ela e o mundo ou simplesmente uma coisa que a alegre e a faça sentir bonita, é do batom encarnado que se socorre.
Tem sido assim desde o crash bolsista de 1929 e da recessão que se seguiu. Durante a Segunda Guerra os lábios encarnados aumentavam a moral das tropas e mostravam ao inimigo que a vida continuava com resiliência (a recomendação veio do próprio Winston Churchill). As vendas de batons aumentaram sempre durante todas as crises financeiras dos séculos XX e XXI. Quando há instabilidade social e económica as mulheres substituem as grandes extravagâncias por pequenos luxos e, no topo dessa lista, está o fiel batom encarnado. O fenómeno até tem um nome: o efeito batom – que outro nome poderia ter? Agora mesmo, no meio da atual crise pandémica, não fossem as (importantíssimas, mas pouco makeup friendly) máscaras e o mais provável era que andássemos todas a perscrutar tons de encarnado…
Mas, e daí, quem diz que um batom tem de ser um batom? E se só parecer um batom, mas trouxer tanta alegria quanto o original e for ainda melhor a formar uma barreira protetora entre nós e o mundo? Pois é, foi isso mesmo que a Huawei se propôs criar. E ainda bem. Assim os nossos dias ganham um tão merecido pop of colour e o efeito batom volta a estar correto. Só boas notícias.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/12/211202_MKT_FreeBuds-4-Lipsticki_Creative-shot_-Red_JPG_16-9_20210930-1600x900.jpg)
Huawei a fazer batons? Verdade. Mas não é bem o que parece. Acabam de chegar ao mercado português os Huawei FreeBuds Lipstick, uns earbuds com um design premium e irreverente. Um pequeno gadget tão encantador e inusitado que é impossível não querer agarrá-lo assim que se lhe põe os olhos em cima. É que, apesar de serem uns auriculares, parecem mesmo um batom. Até a palete de cores engana: preto, dourado e encarnado – a trilogia do luxo cromático que melhor representa o batom clássico.
Os Huawei FreeBuds Lipstick foram concebidos no Aesthetics Research Centre da Huawei, em Paris, por um grupo de designers internacionais da indústria de produtos de luxo, moda e automóvel. A caixa de carregamento – a parte que se assemelha ao corpo exterior de um batom – foi construída recorrendo a 30 processos que garantem um acabamento tão liso que se assemelha a um espelho, além de tornar a caixa mais resistente à corrosão e ao desgaste. Lá dentro estão guardadinhos os próprios dos earbuds, encarnados, como só podia. E está a ver aquele cheiro a batom novo? Pois nem isso foi esquecido: a caixa de carregamento dos Huawei FreeBuds Lipstick é perfumada.
Para além de serem os earbuds mais bonitos do mercado os Huawei FreeBuds Lipstick excedem-se também nas características tecnológicas. Alguns exemplos: detetam automaticamente a forma do canal auditivo e adaptam-se em conformidade; têm um microfone-duplo que cancela o ruído; e, no modo Surroundings, gravam som de alta-fidelidade ao seu redor caso queira gravar um vlog.
Para maximizar a eficiência e a produtividade, estes earbuds vêm munidos de um sistema de ligação dupla muito prático, que permite usar a mesma saída de áudio para diferentes equipamentos sem que, para isso, seja necessário voltar a emparelha-los. Ou seja, com os Huawei Freebuds Lipstick é possível estar a ver um vídeo no laptop e atender uma chamada sem interrupções. Resumindo: os Huawei Freebuds Lipstick podem ser ligados a um smartphone, tablet ou PC e estabelecer ligações duplas entre os auriculares e estes dispositivos, sendo que os utilizadores podem configurar as definições de controlo tátil através da aplicação Huawei AI Life.
Se a indústria cosmética não tiver cuidado, “batom” vai passar a querer dizer uma coisa muito diferente…
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2021/12/211202_MKT_FreeBuds-4-Lipstick_LifestylePhoto_Red_3_JPG_16_9_20210930-1600x900.jpg)