O que dar a quem já tem tudo, ou a quem está tão perto de nós que sentimos não ter mais como surpreender? Uma dúvida comum, de toda a vida, que se vai alojando nas cabeças de todas nós com a aproximação de cada dezembro. Felizmente, a época dedicada a esta pesquisa digna de detetives tem vindo a ser alargada e a Black Friday é uma das responsáveis por esta folga mental.
Mas, se a corrida às lojas a desencoraja até de poupar dinheiro e tratar dos presentes antecipadamente, as compras online são a sua salvação. A Amazon é um dos nossos primeiros destinos e por bons motivos: aqui encontra todo o género de categorias, de tecnologia a brinquedos, moda e beleza.
Quando começa a Black Friday na Amazon?
Este ano, o período alargado de promoções no site começou 17 de novembro com alguns dos preços mais baixos do ano em centenas de produtos selecionados das marcas mais desejadas. Ao longo da semana, os preços mantêm-se baixos, tornando alguns sonhos de consumo possíveis, e os descontos continuam no fim de semana da Cyber Monday, que inicia a 25 e termina na segunda-feira, 27 de Novembro.
60% dos portugueses pretende fazer compras online nesta Black Friday
Estudo realizado pela GfK para a Amazon
Que descontos e marcas vamos encontrar?
Os preços podem ter um corte de até 45% e a lista de insígnias disponíveis incluem várias love brands: Playstation, Asus, Samsung, Rowenta, Cosori, Sony, ghd, iRobot, Philips, Moulinex, Cecotec e Dodot para mencionar apenas algumas. Este ano, a poupança esperada para os compradores desta época vão aplicar-se ainda a nomes como a Logitech G, Xiaomi, Google, Bissell, De’Longhi e Oral-B.
A Amazon chegou a Portugal por via indireta, estando instalada em Espanha, com envios permitidos para o nosso país. Desde essa altura que regista grande evolução na experiência do consumidor – fazer compras na Amazon.es exigia inicialmente pesquisas em espanhol, mas, desde 2021, o e-commerce tem todas as páginas traduzidas para português. Hoje, o inventário inclui ainda marcas portuguesas icónicas como Delta, Castelbel, Ambar e Renova, que estarão também incluídas neste período de descontos de fim de novembro.
Dos portugueses que pretendem fazer compras nesta Black Friday, 46% indica ter orçamentos apertados e 1 em cada 3 deste grupo afirma que vai aproveitar para tratar das compras de Natal
Estudo realizado pela GfK para a Amazon
Há outras vantagens?
Sim! Além da grande variedade de categorias disponíveis, há outros benefícios que podem ser decisivos na hora da compra. Na Amazon, consegue:
- escolher e comparar produtos com base na opinião de milhares outros compradores;
- trocas e devoluções simplificadas;
- se for membro Prime (por 4,99€/mês ou 49,90€/ano), recebe encomendas em dois dias (agora também ao fim de semana) e envios ilimitados sem custo de entrega. Se não está convencida, pode experimentar aqui o serviço de forma gratuita durante 30 dias.
Numa campanha tão importante para os consumidores portugueses, como é a Black Friday, distinguimo-nos ao ir ao encontro das principais necessidades das famílias: preços baixos, variedade, simplicidade e qualidade.”
João Reis, Senior Product Manager, Portugal Delivery Experience & Prime da Amazon
No carrinho de compras: os nossos favoritos
Se já está decidida a aproveitar os descontos da Black Friday, resta a parte mais divertida: escolher, no conforto de casa. Damos uma ajuda e reunimos, nesta galeria, alguns dos nossos favoritos, com opções de cuidado pessoal, decoração e até para os mais novos aí de casa. Afinal, o que procuramos obter com cada nova compra senão esse valor máximo da vida contemporânea?
*preços indicativos e sujeitos e variações
Dicas para compras online seguras
As compras online têm vindo a ganhar adeptos mas é importante manter precauções principalmente relativamente à veracidade dos sites.
- Verifique sempre o endereço de e-mail do remetente de newsletters de lojas, bancos e serviços de pagamento para confirmar que o correio eletrónico vem de uma fonte segura;
- Em relação aos pagamentos, as compras por débito são as mais seguras, mas o cartão de crédito é válido: verifique com frequência o seu extrato bancário para evitar cobranças duplas ou utilização fraudulenta. Hoje é possível criar cartões de crédito virtuais e temporários. com quantias específicas, através, por exemplo, do MBWay.
- Alguns sites, como a Amazon, permitem ainda carregar a carteira de pagamentos com o valor que desejar, tornando as suas compras muito mais rápidas e seguras.