Pastel de massa tenra, salsichas com couve-lombarda e salada de atum com feijão frade – parecem-lhe bem? Ou será que a visão de um hambúrguer bem suculento no pão ou de um crocante ‘frango’ frito lhe abre o apetite? E se lhe dissermos que todos estes pratos não levam nem carne nem peixe, mas nem vai dar por isso? É normal que torça o nariz em demonstração de justificado ceticismo, mas a ACTIVA provou estas versões vegan, no Musa da Bica, em Lisboa, bem acompanhadas pela famosa cerveja artesanal, e pode assim comprovar se as promessas que a Future Farm trazia no currículo à sua chegada ao nosso pais eram golpe de marketing… ou não.

Antes de mais, ouvimos as palavras do responsável pela confeção dos pratos da nossa degustação, Pedro Abril, Chef da Musa da Bica, que se mostrou entusiasmado com estes novos ingredientes. “A carne da Future Farm permite-me não ter de criar receitas novas ou adaptar as que já costumo fazer por ser realmente parecida com a carne animal. Esta carne picada e estes hambúrgueres, por exemplo, caramelizam tal e qual como os outros, o que normalmente não acontece com as marcas de carne plant-based. A Future Farm permite-me continuar a cozinhar como sempre cozinhei e usar os mesmos produtos que sempre usei, mas com uma alternativa vegan e sustentável ao mesmo tempo”, explica-nos. É por isso que A Future Farm passa agora a integrar o menu de Munchies servido pelo Chef, que faz parte do coletivo New Kids On The Block. “Queremos muito que o Futuro passe a ser um Presente em Portugal e ninguém melhor para Mudar o Mundo à Portuguesa do que um Chef de cozinha português. Que entende os sabores locais e adapta os nossos produtos para surpreender o paladar local. Esta parceria com o Chef Pedro Abril faz todo o sentido para nós. O Pedro é resiliente, criativo, jovem, disruptivo e open mind, e nós partilhamos dessa forma de encarar a vida e o trabalho. Somos uma marca jovem, que quer fazer diferente e mudar a forma de estar e de comer das pessoas”, afirma Felippe Fontanelli, Sales Director – Southern & Eastern Europe da Future Farm.
Criada no Brasil, em 2021, a a Future Farm é uma foodtech internacional destinada à produção de carne de origem vegetal, livre de ingredientes de origem animal, mas com o fator diferenciador de se assemelhar em tudo à carne de vaca ou frango – e que está à venda em Portugal desde março de 2022. Estes produtos têm como ingredientes proteína de ervilha, soja isolada e proteína de grão-de-bico, além de beterraba para imitar a cor da carne e o “sangue”, tudo sem glúten, sem OGM (organismos geneticamente modificados), sem aromas artificiais e sem carne animal.
O mesmo sabor, textura e suculência da carne animal é conseguido graças à aplicação de uma tecnologia própria, que aproveita a inteligência artificial para estudar a composição das moléculas da carne, realizar testes sensoriais e calibrar as quantidades de cada componente.
No portefólio da marca, encontra salsichas, ‘frango’, carne picada, hambúrgueres e uma novidade bem recente: o Future Tvna (atum vegetal) que, para já, se encontra à venda na Getir. Os produtos da Future Farm encontram-se à venda nos supermercados do El Corte Inglés de Lisboa, Vila Nova de Gaia e na loja online, e na app de entrega ultra-rápida de compras Getir. Agora, passam a estar prontos a “devorar” na Musa da Bica e na Like a Lord Burgers, o restaurante virtual do ator e humorista Rui Unas.
Todos os produtos são acondicionados em embalagens feitas a partir de materiais biodegradáveis ou recicláveis e papel reciclável, produzidos à base de plantas e sem aromas e corantes artificiais. Além disso, não utilizam organismos geneticamente modificados (OGM), apoiando a soja de fonte responsável.
A Future Farm está ainda empenhada em reduzir o impacto de carbono dos seus hambúrgueres em 10% até ao final de 2022 e anuncia que o seu Future Burger é 100% neutro de carbono. Ou seja, por cada Future Burger comprado em qualquer um dos países onde a marca está presente, a Future Farm – através da Climate Partner – irá compensar 100% das emissões de carbono provenientes desde o cultivo dos seus ingredientes até à sua eliminação em casa dos clientes. Estima-se que serão compensadas 1 496 toneladas de carbono em 2022, o equivalente a 4 649 095 km percorridos de carro.Earh