Realmente belas

Ao lado de uma foto de uma mulher bem roliça numa pose que transparece autoconfiança lê-se: gorda ou encantadora? Uma bonita ruiva coberta de sardas: serão sinais a esconder ou marcas de beleza? Uma mulher de meia-idade, de longos cabelos brancos, uns fascinantes olhos azuis, rugas assumidas: velha ou deslumbrante?

Estes são alguns dos rostos femininos que fazem parte da campanha da marca de grande consumo Dove e que nada têm a ver com os modelos de 18 anos, rosto de anjo, 1,80 m de altura e 50 kg de peso que estamos habituadas a ver nos anúncios. Esta campanha, que se chama ‘Por uma beleza real’, já chegou aos pequenos ecrãs.

ASSUMIR AS IMPERFEIÇÕES

Não é todos os dias que vemos publicidade como esta na televisão ou nas revistas, com mulheres iguais a nós, que assumem todas as suas imperfeições, das rugas à celulite. Segundo Rita Vilaça, directora da marca Dove em Portugal, a intenção "é mostrar que a beleza pode ter diferentes formas, tamanhos, idades, que a beleza real pode ser genuinamente deslumbrante. Vemos confiança, optimismo, aspectos de mulheres que habitualmente não são retratados em publicidade. Desafiam-se os padrões actuais de beleza".

Nenhuma destas imagens foi retocada em computador numa pós-produção, garante Ana do Carmo, directora de contas da Ogilvy & Mather, a filial portuguesa da agência responsável pelo anúncio. "Isso seria a negação da própria campanha. As mulheres seleccionadas teriam de se destacar pelo seu entusiasmo, autoconfiança e amor próprio. Procuravam-se mulheres que representassem tipos físicos que não cabem habitualmente nos estereótipos de beleza retratados nos media: com curvas roliças, gordinhas, com muito peito ou tipo ’tábua rasa’, cabelos precocemente embranquecidos, celulite, ancas grandes e características não convencionais, mulheres excessivamente sardentas ou com narizes muito grandes. Em resumo: mulheres reais."

Nenhuma destas protagonistas de beleza é portuguesa. A publicitária Ana do Carmo explica porquê: "Até faz parte da história da marca o recurso a testemunhos reais de portuguesas desde o seu lançamento em Portugal, mas a importância desta campanha vai para além-fronteiras: implica a mudança de atitudes que estão a influenciar negativamente mulheres e jovens adolescentes em todo o mundo. No entanto, isso não elimina a possibilidade de no futuro ser feita uma campanha local." E lembra que uma das primeiras iniciativas da marca foi criar uma exposição itinerante intitulada ‘Para além do comparável: a beleza retratada por objectivas femininas’, em que fotógrafas de todo o mundo foram convidadas a mostrar trabalhos que exprimissem o seu próprio conceito debeleza. Inês Gonçalves e Rita Barros representaram Portugal.

PORTUGUESAS INSATISFEITAS COM O SEU ASPECTO

A campanha ‘Por uma beleza real’ surgiu em resposta a um estudo de Susie Orbach, da London School of Economics, e Nancy Etcoff, psicóloga, professora da Universidade de Harvard e autora do livro ‘Sobrevivência dos mais Belos’, publicado em Portugal pela editora Replicação.

As conclusões da pesquisa não são surpreendentes: 40% das mulheres em todo o mundo afirmam que não se sentem bonitas. Apenas 5% se sentem confortáveis para dizer que se acham "giras" e 9% julgam-se mulheres atraentes. Dois terços das inquiridas, por exemplo, concordavam com a afirmação "A atracção física está relacionada com o aspecto exterior, enquanto a beleza tem muito mais a ver com o que a pessoa realmente é." Uns esmagadores 75% pensam que os mass media deveriam fazer um melhor trabalho e retratar mulheres com diferentes características físicas – idade, forma e tamanho. Os resultados nacionais provam que um pouco mais de auto-estima não nos faria mal.

"Portugal está no fundo da lista relativamente à satisfação com a aparência física: apenas 6% das mulheres abordadas se sentem muito satisfeitas – ao contrário dos EUA, com 23%, ou Itália e Brasil, com 9%. A maioria das portuguesas (70%) sente-se mais ou menos satisfeita", esclarece Rita Vilaça.

TEMPOS DE MUDANÇA?

Para já, as expectativas são altas, até porque já havia sinais anteriores de que este tipo de anúncio cativava o coração das consumidoras/espectadoras. Ana do Carmo está confiante. "Pensamos que o público irá reagir bem, à semelhança do que aconteceu com a campanha da Dove Firming (a linha de cremes refirmantes). Essa campanha mostrava seis mulheres reais orgulhosas do seu corpo e das suas curvas roliças. E recolheu comentários muito positivos da comunicação social e das consumidoras." Rita Vilaça recorda que esta primeira campanha, feita no Reino Unido, gerou controvérsia mas cativou as consumidoras, que pela primeira vez se identificaram com o que viam no ecrã. "Em Portugal, as vendas unitárias de Dove no segmento de cremes refirmantes cresceram acima de 300%." Mas se a ideia é assim tão revolucionária e lucrativa, porque é que nenhuma outra marca se tinha lembrado disto antes? Rita Vilaça põe o dedo na ferida: "Provavelmente porque a venda de um sonho é mais atractiva e fácil. O mundo da cosmética aposta que uma mulher com falta de confiança compra propostas inatingíveis na esperança de um dia também ela fazer parte dessa ínfima percentagem."

Quer isto dizer que o padrão vigente de beleza feminina abriu falência e que a magreza já não vende como antes? Estamos face a uma tendência que veio para ficar? "Não o sabemos, nem nos parece que isso venha a acontecer nos anos mais próximos", diz Ana do Carmo. "O nosso objectivo também não é tirar essas raparigas dos media, mas sim mudar o status quo e oferecer uma visão mais sã e democrática de beleza, que todas as mulheres possam alcançar e desfrutar todos os dias."

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

Bar do Peixe: Regressar aonde (sempre) fomos felizes

Bar do Peixe: Regressar aonde (sempre) fomos felizes

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: Guerrini e Prusak vencem ao ‘cair do pano’

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Azores Eco Rallye: elétricos ‘invadem’ as estradas de São Miguel este fim de semana

Jessica Athayde rendida ao Brasil

Jessica Athayde rendida ao Brasil

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Vista Alegre: Há 200 anos de memórias para contar

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

Portugal faz bem: Margarida Lopes Pereira cria objetos a partir de esponja reciclada

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

MAI apela à limpeza dos terrenos rurais

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

Sofia Arruda desvenda o nome da filha

"Passageiros fantasma". PJ deteve cinco homens com 780 mil doses de cocaína no aeroporto de Lisboa

Toca a dançar!

Toca a dançar!

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

Regantes de Campilhas querem reforçar abastecimento de água e modernizar bloco de rega

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Salgueiro Maia, o herói a contragosto

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

Teranóstica: O que é e como pode ser útil no combate ao cancro?

25 de Abril, 50 anos

25 de Abril, 50 anos

Capitão Salgueiro Maia

Capitão Salgueiro Maia

Caras conhecidas atentas a tendências

Caras conhecidas atentas a tendências

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

GNR apreende 42 quilos de meixão em ação de fiscalização rodoviária em Leiria

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

25 de Abril contado em livros

25 de Abril contado em livros

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Passatempo: ganha convites para 'A Grande Viagem 2: Entrega Especial'

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Tempo de espera para rede de cuidados continuados aumentou em 2022

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Protótipo do Polestar 5 'abastece' 320 quilómetros de autonomia em apenas dez minutos

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Casas sim, barracas não. Quando o pai de Marcelo Rebelo de Sousa ajudou os ocupantes do Bairro do Bom Sucesso

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Os nomes estranhos das fobias ainda mais estranhas

Em “Cacau”: Sal foge com Cacau para o Brasil para a juntar a Tiago

Em “Cacau”: Sal foge com Cacau para o Brasil para a juntar a Tiago

HP lança novo portátil Omen 17 e acessórios HyperX

HP lança novo portátil Omen 17 e acessórios HyperX

Os

Os "looks" de Zendaya na promoção de "Challengers", em Nova Iorque

Mia Rose e Miguel Cristovinho evitam encontro em aniversário do filho

Mia Rose e Miguel Cristovinho evitam encontro em aniversário do filho

Clausura de luxo no novo Lince Santa Clara Historic Hotel

Clausura de luxo no novo Lince Santa Clara Historic Hotel

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

Exame Informática TV nº 859: Veja dois portáteis 'loucos' e dois carros elétricos em ação

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1626

A VISÃO Se7e desta semana - edição 1626

Microsoft acelerou investimento na OpenAI por receio da Google

Microsoft acelerou investimento na OpenAI por receio da Google

O fantasma do caso

O fantasma do caso "Tutti-Frutti" que vai perseguir Sebastião Bugalho

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Vacheron Constantin traz celebrações a Lisboa

Mono No Aware, a nova exposição da artista  visual Kruella d’Enfer

Mono No Aware, a nova exposição da artista visual Kruella d’Enfer

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

Cláudia Vieira e as filhas em campanha especial Dia da Mãe

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Equipe a casa no tom certo com aparelhos eficientes e sustentáveis

Sony anuncia Reon Pocket 5, um ar condicionado para usar dentro da roupa

Sony anuncia Reon Pocket 5, um ar condicionado para usar dentro da roupa

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra

Ordem dos Médicos vai entregar a ministra "seis prioridades para próximos 60 dias"

TAG Heuer Formula 1 acelera para 2024 com Kith

TAG Heuer Formula 1 acelera para 2024 com Kith

Netos de Carlos Gustavo foram os grandes protagonistas do 78.º aniversário do rei

Netos de Carlos Gustavo foram os grandes protagonistas do 78.º aniversário do rei

Parceria TIN/Público

A Trust in News e o Público estabeleceram uma parceria para partilha de conteúdos informativos nos respetivos sites