Aos 40
Que exames fazer?
Citologia, mamografia, análises de sangue, revisão ocular.
A que médico ir?
Ginecologista, clínico geral, oftalmologista.
Se não fez antes, esta é a altura ideal para a primeira mamografia (radiografia da zona mamária), para detectar tumores ainda não palpáveis. Quanto mais cedo forem detectados melhores as possibilidades de cura.
A visita ao ginecologista deve ser anual. Cerca de 20% das mulheres desta idade desenvolve um fibromioma sem saber. É um tumor benigno (na parede do útero), mas tem de ser acompanhado. Pode não causar sintomas, mas também é frequente sentir dor, inchaço do abdómen e hemorragia intensa na menstruação. Deve fazer também uma citologia (Papanicolau), recolha de células para detectar o vírus do papiloma humano, na origem do cancro do colo do útero.
Faça um exame visual completo. Medir a tensão ocular permite detectar precocemente o glaucoma, uma doença sem sintomas até atingir fases muito avançadas. A presbiopia (vista cansada) é muito comum nesta faixa etária. Se tem dores de cabeça quando está ao computador muito tempo, sente a vista cansada e custa-lhe ver ao perto, pode estar a precisar de óculos de leitura ou lentes de contacto.
E para prevenir:
• Adquira bons hábitos de postura. Não carregue o mundo na carteira nem a leve sempre ao mesmo ombro. Faça exercício para manter a massa muscular, prevenir tendinites e não engordar.
• Consuma menos gorduras animais e carnes vermelhas, mais alimentos com ómega 3, como legumes de folha verde, e peixe. Privilegie os alimentos de baixo índice glicémico, como legumes e cereais completos, em detrimento dos açúcares rápidos (doces e sumos de fruta, por exemplo).
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 20
O CHECK UP CERTO PARA CADA IDADE: AOS 30