No âmbito do Dia Europeu da Depressão, teve início a 29 de setembro, uma campanha nacional sobre aquela que é a perturbação psiquiátrica mais comum. ‘A Depressão dói. Mas pode deixar de doer’ é uma campanha que tem como objectivo alertar e esclarecer toda a população para os diversos tipos de depressão e desmistificar o estigma que ainda está associado a esta patologia e à doença mental de uma forma geral.
Uma unidade móvel de saúde interactiva vai iniciar um percurso por várias cidades. Com início em Lisboa (29 e 30 de setembro), no Parque das Nações, o roadshow ‘No caminho para que deixe de doer’ continua em outubro: Santarém (6 e 7), Castelo Branco (14 e 15), Viseu (21 e 22) e Porto (28 e 29), entre as 9h e as 19h. Procurar ajuda especializada é fundamental para diagnosticar e tratar os sintomas emocionais e físicos associados a uma doença cuja prevalência está a aumentar em Portugal.
Através de conteúdos interactivos simples e didácticos, qualquer pessoa pode ficar a saber o que é a depressão, como se manifesta e quais os sintomas associados, o impacto no quotidiano familiar e profissional, visitar as regiões do cérebro envolvidas na depressão, responder a um auto diagnóstico que pode ser impresso para levar ao médico de família e visualizar pequenos filmes com situações de quadros depressivos. No website www.adepressaodoi.pt a actualização sobre esta iniciativa será diária.