Nem sempre as dietas nos fazem perder peso, o que significa que podem existir outros factores que devem ser detetados e resolvidos. Só depois se deve recorrer a dietas que, porém, é importante que sejam sempre nutricionalmente equilibradas e prescritas por nutricionistas.
Veja quais são os factores que impedem a dieta de dar resultado:
*Doenças endócrinas, “os problemas da glândula tiróide (hipotiroidismo) e da supra-renal condicionar a tendência para a não redução de peso”, explica o endocrinologista Mário Rui Mascarenhas Porém, não são responsáveis por uma pessoa ter vinte ou trinta quilos a mais: “por exemplo, quem tem hipotiroidismo pode ter um aumento de peso de um ou dois quilos, não por causa da gordura, mas das substâncias que ficam acumuladas no corpo.” Ambos os problemas têm solução: no caso do hipotiroidismo, passa por medicamentação, enquanto a desregulamentação da supra-renal implica, na maior parte dos casos, uma intervenção cirúrgica.” Por outro lado, a Síndrome do Ovário Policístico (SOP), que conduz a uma maior produção de andrógenos pelos ovários, também se revela através de um aumento de peso. São por isso recomendados exames de despistagem antes de iniciar um regime de emagrecimento.
*Factores de stress: “Aumentam a produção de cortisol que, por sua vez, ajuda a produzir maior quantidade de açúcar, que se pode acumular sob a forma de gordura e ser um factor de contra regulação quanto à perca de peso.” É por isso que, quando se trata de emagrecer uma pessoa tem de ter um estilo de vida relativamente calmo. Mas atenção: “o stress, por si, não nos faz aumentar de peso”, lembra o endocrinologista.
*Factor genético: “Podemos transportar o gene da obesidade, mas se não tivermos uma nutrição rica em calorias e com pouca actividade física, muito provavelmente não se vai revelar”.
*Depressão: No caso de quem tem problemas depressivos, emagrecer é muito mais difícil: “o melhor é tratar primeiros dos problemas psicológicos, deixar passar essa fase e, quando estiver bem, tentar perder peso, mesmo que esteja sob medicamentação. Os factores depressivos são sempre uma barreira porque a pessoa tem um tendência para não abandonar os hábitos e alimentos que a fazem libertar hormonas que lhe dão uma sensação de bem estar.”