PASTA DE DENTES para picadas de abelha
Parece um daqueles mitos urbanos? Pois não é!
Explicação: Como é uma substância alcalina, neutraliza a acidez do veneno.
Como usar: Coloque um pouco de pasta de dentes em cima da picada (lembre-se que, antes, deve ver se a abelha deixou o ferrão e, caso assim seja, removê-lo). Renove a aplicação a cada cinco horas. Se não melhorar ao fim do dia, procure um médico. Atenção: em caso de alergia a picadas de vespa, dirija-se imediatamente ao hospital.
IOGURTE eficaz na prevenção da diarreia
Milhares de estudos já provaram que o iogurte é útil a prevenir a diarreia, diminuindo a possibilidade da sua ocorrência em cerca de 40% durante um tratamento com antibióticos.
Explicação : O iogurte é um leite fermentado por duas ‘bactérias boas’, streptococcus thermophilus e lactobacilos bulgaricus, que mantêm equilibrada a flora intestinal.
Como usar: Insira na sua dieta dois iogurtes (naturais e não açucarados) diários, de preferência com bífidos activos.
PASTILHA ELÁSTICA previne o refluxo gástrico
Um estudo realizado pelo King’s College, em Londres, revelou que mastigar uma pastilha elástica durante 30 minutos após uma refeição mais ‘pesada’ reduz o refluxo gástrico.
Explicação: Ao mastigar, está a produzir saliva, que neutraliza a acidez do estômago.
Como usar: Escolha sempre pastilhas elásticas sem açúcar e mastigue-as logo a seguir à refeição. Mas não abuse, já que os edulcorantes que contêm têm um efeito laxante.
FITA ISOLADORA extermina as verrugas (‘cravos’)
O mesmo adesivo que utilizamos para isolar as ligações eléctricas acaba com as verrugas! Quem o provou foi o pediatra americano Dean Focht.
Explicação: Ao irritar a zona da verruga, está-se a estimular o sistema imunitário.
Como usar: Corte a fita à medida da verruga e aplique durante seis dias seguidos, substituindo-a sempre que cair. Depois dos primeiros seis dias, tire a fita, mergulhe a verruga em água morna e retire delicadamente o tecido morto com uma lima de cartão ou pedra-pomes. Durante dois meses, aplique a fita apenas durante a noite.
Mel: acalma a tosse
As nossas avós diziam-nos e nós torcíamos o nariz… cépticas. Mas um estudo realizado pela Universidade da Pensilvânia provou que as crianças tratadas com uma colher de mel antes de dormir curavam-se mais depressado que as que tomavam xarope.
Explicação: Os cientistas atribuem o ‘louro’ aos antioxidantes do mel.
Como usar: Tome uma colher de café de mel antes de dormir, até a tosse passar. Este ‘remédio’ não se aplica caso haja febre, dificuldades respiratórias, se a tosse não melhorar ao fim de três dias, se fizer alergia à picada de abelha ou ao mel. Nestes casos, consulte o seu médico.
Gengibre: reduz as náuseas
Uma investigação realizada pela Universidade de Rochester provou que o consumo de gengibre diminui em 40% as náuseas provocadas pela quimioterapia.
Explicação: O gengibre bloqueia determinados receptores de serotonina situados no estômago e responsáveis pelas náuseas.
Como usar: Tomar 1/4 de uma colher de café de gengibre em pó, um grama de gengibre
em cápsula ou coma uma fatia com 1cm de espessura antes de situações que a fazem enjoar (como andar de carro)
Cacomila: Herpes labial
É o que sugere um estudo alemão publicado na revista de fitoterapia ‘Planta Med’.
Explicação: Deve-se às suas fortes propriedades antifúngicas.
Como usar: Faça um cataplasma com as flores da camomila e um pouco de água tépida e aplique esta pasta sobre o herpes com um cotonete. Faça-o várias vezes ao dia até o herpes desaparecer..