Os investigadores descobriram que as pessoas que bebem com moderação têm melhores resultados num índice de saúde que mede factores como felicidade, mobilidade e capacidade de compreensão, do que aqueles que se abstiveram de beber.
Os pesquisadores americanos da Universidade de Medicina de Boston estudaram 5 404 pessoas com idade de 50 e tiveram a observá-los durante um determinado período.
A maioria das pessoas estudadas mostraram um padrão estável de consume de álcool. Os investigadores descobriram que os bebedores moderados, aqueles que consumiam mais de 14 bebidas por semana e não mais de três por dia, no caso das mulheres, e quatro por dia os homens, eram os que obtinham melhores classificações neste índice.
“No geral, este estudo mostra uma relação positiva entre a ingestão regular de álcool moderado e qualidade de vida em adultos de meia idade”, referem. Outros especialistas alertaram para o facto que este estudo não levou em conta as razões para as pessoas pararem de beber ou cortar”.
Harvey Finkel, da Universidade de Mediecina de Boston, disse que “As pessoas de idade, mesmo desconsiderando os obstáculos médicos, as interacções socias geralmente diminuem, o que leva a tanto um estímulo para beber menos e também menos oportunidades para beber”