Se há umas décadas atrás o termo ‘metrossexual’ ainda não existia era porque o homem também não sentia ainda tanto a necessidade de se focar no seu corpo e na sua aparência. Contudo, hoje em dia os homens parecem sentir tantas pressões relativas ao corpo e à imagem como a mulher.
De acordo com o New York Times, mais de 90% dos jovens que estão no 3º ciclo e no secundário praticam musculação para mudar o seu tipo de corpo. Pior que isso é a estatística que revela que 38% usam método duvidosos como suplementos de proteínas e esteróides. Estes métodos podem provar-se fatais ou ‘simplesmente’ impedir o crescimento regular destes jovens.
Tal como algumas mulheres se deixam influenciar e ‘inspirar’ por atrizes e modelos magras (às vezes extremamente magras), também os homens começam a seguir esse método para se manterem focados. Geralmente os homens recorrem mais a imagens de outros homens musculados e em forma para ficarem inspirados. O local onde mais se promulga este género de imagética é no Tumblr, onde estas páginas não foram banidas ainda.
Anorexia e bulimia existem tanto nas mulheres como nos homens, mas é um facto que há maior estigma para os homens porque estas doenças mentais ainda são consideradas algo muito feminino e os homens têm, portanto, maior dificuldade em confessar este tipo de problemas e, consequentemente, de tratá-los.