Trabalho, filhos, tarefas domésticas, compras, ginásio… só enumerar a lista de tarefas de um dia normal já tira o fôlego a qualquer uma. São exigências da vida moderna, é um facto, mas, como diz a canção, o corpo é que paga.
Dores nas Costas
Má postura à secretária, malas demasiado pesadas, carregar filhos ao colo num braço e sacos de compras no outro são apenas alguns exemplos de hábitos que ao fim de algum tempo se reflectem nas articulações, sobretudo das costas. A dor é um sinal de alerta que não deve ignorar. Está a dizer-lhe para rever a forma como cuida do esqueleto que a sustenta. Oiça-a.
Exaustão
Fadiga crónica, irritabilidade, negatividade, dores de cabeça, problemas de estômago, perda ou ganho de peso, apatia, acordar cansada e ter muitos comportamentos inconscientes por ‘distracção’ podem ser sintomas de burnout ou síndrome de exaustão, muito associada ao stresse laboral intenso e contínuo. Antes de chegar ao limite procure ajuda, pela sua saúde.
Insónias
Tanta coisa para fazer, tão pouco tempo. O dia só tem 24 horas e às vezes precisávamos de 48h. Roubar tempo às horas de sono é uma tentação com preço alto: o sono é cumulativo e as horas que não dormiu vão reflectir-se no dia seguinte. Se fizer disto um hábito, pode desenvolver um défice de sono crónico que pode conduzir a insónias.
Problemas nos pés
Joanetes, calos e pés doridos são problemas com origem frequente, ou agravamento, em mau calçado. Sapatos apertados e saltos muito altos sacrificam o conforto à beleza, mas não tem de ser assim. Há cada vez mais marcas com modelos giros que respeitam a anatomia e a saúde dos pés, como a Aerosoles, a Hushpuppies e a Geox. Conselho: tenha sempre um par de ténis no carro ou no emprego e consulte um podologista aos primeiros sinais de alerta.
Lesões no ginásio
Ir ao ginásio, correr ou fazer ioga é óptimo, mas há cada vez mais lesões com origem no exercício em excesso ou feito de forma desadequada. Não exagerar na dose e ter um instrutor que a corrija é essencial. Não desvalorize os alongamentos, o aquecimento e a hidratação.