![agachamentoexercícios.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10251148agachamentoexerc%C3%ADcios.jpg.jpeg)
Getty Images/Monkey Business
Este plano de exercícios está a tornar-se viral na Internet. É um programa de agachamentos progressivo, que começa em 10, 20 ou 50 agachamentos e vai aumentando gradualmente até chegar aos 250 ao fim de um mês. O objetivo é conseguir umas nádegas estrondosas – no bom sentido. Há dezenas de sites e vídeos para partilhar dúvidas e dificuldades e aumentar a motivação. www.twohundredsquats.com é um bom ponto de partida, assim como o www.300agachamentos.net.
Faz sentido?
“Os agachamentos são um dos movimentos mais funcionais que existem e se forem bem feitos fortalecem os joelhos, as ancas e o tronco e ajudam a prevenir lesões. A sua reputação de inseguros deriva da forma incorreta como se fazem e da pouca mobilidade da maioria das pessoas. A melhor forma de arranjar lesões é evitar os movimentos que o nosso corpo foi desenhado para fazer. Mas se estes não forem bem feitos ou se as pessoas tiverem limitações ou assimetrias de alguma ordem podem ter um efeito contraproducente”, alerta o personal trainer Pedro Correia.
A forma certa
É importante aprender a fazer corretamente este exercício. Com os pés afastados à largura das ancas, contraia os músculos abdominais e dobre os joelhos projetando os quadris para trás, como se fosse sentar-se numa cadeira imaginária. Ao mesmo tempo estique os braços para a frente. A ideia é ficar com as coxas paralelas ao chão, mantendo as costas direitas, sem se inclinar demasiado para a frente. Não deixe que os joelhos ultrapassem a linha dos pés nem que ‘abram’ ou ‘fechem’.
Um degrau de cada vez
Claro que subir escadas emagrece mais do que usar o elevador, mas a forma como se sobe faz toda a diferença. A crer num estudo britânico, subir um degrau de cada vez queima mais calorias do que galgar vários degraus simultaneamente.
A explicação é simples, embora subir dois a dois gaste mais calorias por minuto, subir um a um leva mais tempo, o que aumenta o número de calorias gastas no final. Suba cinco andares todos os dias, um degrau de cada vez, e queima quase 300 calorias por mês. Se subir dois a dois, gasta apenas 260.
Corpo 5 Estrelas
Para consolo dos restantes mortais, é bom saber que os corpinhos das celebridades são o que são graças a treinos exaustivos de horas com treinadores pessoais. Pelo menos no caso de Gwyneth Paltrow. A atriz de 40 anos, mãe de dois filhos, treina seis dias por semana, durante duas horas, com a personal trainer das celebridades Tracy Anderson. Faz 40 minutos de treino aeróbico mais 40 de exercícios com pesos. Já admitiu que não gosta muito, mas obriga-se a fazê-lo e nunca se arrepende. “Tive de trabalhar muito para ter o corpo que tenho, mas agora que o consegui não tenho de pensar muito nisso, é um alívio.”
SABIA QUE…
Gastamos 140 calorias a andar 30minutos no mar, com água pelas canelas. Conheça o gasto calórico de outras atividades.
Correr numa subida: 400
Correr na areia fofa: 370
Correr em terreno plano: 290
Andar em passo rápido: 276
Pedalar na bicicleta fixa: 200
Andar na areia mole: 190
Aspirar a casa: 100
Andar na areia dura: 160
Jogar vólei de praia: 150
Passear de bicicleta: 140