
Monkey Business Images
Dormir regularmente entre 7 a 8 horas pode ter benefícios a nível da fertilidade. Os pesquisadores concluem que ter uma rotina de sono correcta e acordar todos os dias à mesma hora pode aumentar a taxa de sucesso de gravidez. Dr. Daniel Park e colegas da Universidade Inje na Coreia do Sul descobriram que mulheres que fizeram fertilização in vitro e que dormem 7 ou 8 horas por noite, têm mais 53 % de probabilidade de conceber.
Por outro lado, quem dorme demais ou não dorme o suficiente pode diminuir as hipóteses de engravidar, segundo o mesmo estudo. Os académicos pensam que as horas que dormimos alteram os níveis de certas hormonas que afetam a fertilidade.
O estudo incluiu 656 mulheres que tentavam conceber através de fertilização em vitro e descobriu-se que aquelas que dormiam 7 ou 8 horas por noite tinham 25% mais de probabilidade de engravidar, do que aquelas que dormiam nove horas ou mais, mostrando que demasiadas horas de sono também podem prejudicar a fertilidade. Da mesma forma, apresentavam mais 15% de hipóteses de conceber que as mulheres que dormiam menos de sete horas por noite.
Embora a pesquisa só tenha sido realizada em mulheres submetidas à fertilização in vitro, os académicos acreditam que todas as mulheres que tentam ter um bebé beneficiam ao dormir a quantidade certa de horas de sono por noite. Recomendam ainda que a rotina de sono certa comece, de forma regular, acordando e adormecendo sempre à mesma hora, três semanas antes de tentar engravidar.