No mês em que mais se fala sobre a problemática do cancro da mama, as Unidades CUF de norte a sul do país, irão disponibilizar consultas e exames de despite à doença e, entres os dias 13 e 17 de outubro, nas unidades do Hospital CUF Porto e Instituto CUF Porto o diagnóstico será gratuito. A inscrição e marcação são obrigatórias e limitadas, como tal, se pretende agendar o seu rastreiro, envie um email para o contacto hospitaldia.hcp@jmellosaude.pt ou ligue para o 220 039 271.
O cancro da mama é uma patologia cada vez mais frequente nas mulheres, e em mulheres cada vez mais jovens, e o rastreio frequente, a partir dos 45 anos, é um dos métodos mais eficazes na detecção atempada da doença, portanto é fundamental consciencializar as mulheres para o diagnóstico precoce, tal como afirma a responsável pela Unidade da Mama do Hospital e Instituto CUF Porto, Fleming de Oliveira: “queremos, cada vez mais, consciencializar os nossos doentes para a importância de uma intervenção precoce neste tipo de problema e, principalmente, desmistificar o cancro. Ou seja a nossa mensagem é de que, apesar de ser uma problemática cada vez mais frequente, principalmente em mulheres mais jovens, há também tratamentos mais eficazes e mais casos de sucesso, quando detectados a tempo”.
Esta iniciativa inclui uma consulta de enfermagem, uma consulta médica e uma mamografia e será também realizada nas Unidades de Saúde CUF no Sul do país, em específico, no dia 25 de Outubro, no Hospital CUF Descobertas, e no dia 30 de Outubro, no Hospial CUF Infante de Santo e Hospital CUF Cascais.