Se é uma das felizardas que não sofre deste problema, muito provavelmente consegue dizer o nome de 3 ou 4 pessoas que o têm sem se esforçar muito. As causas podem ser simples – comer demasiado, depressa demais, fritos… – e os resultados os mesmos de sempre: mal-estar, inchaço, dor de barriga, cólicas. Para evitar o desconforto após cada refeição, pode experimentar um destes ‘remédios’ naturais usados por diferentes culturas.
China: Gengibre
Neste país, as suas propriedades terapêuticas aplicam-se sobretudo para tratar dores de estômago, náuseas, flatulência, diarreia e tonturas. Descasque um pouco da raiz e rale cerca de 1/2 colher de chá, deite água a ferver por cim e deixe repousar 10 minutos. Coe e beba a água aromatizada.
Guiana Francesa: pimenta Caiena
Ajuda quem tem digestões difíceis, tendência para inchar após as refeições ou obstipação. Deite uma pitada desta especiaria na comida ou dissolva em água quente e vá bebendo ao longo do dia.
Reino Unido: Hortelã-pimenta
Uma boa maneira de terminar uma refeição farta é com um chá de hortelã-pimenta, assim não só ajuda a digestão como funciona na prevenção das malditas cólicas. Alivia também no caso de ter diarreia. Só deve evitá-la se o seu problema digestivo for azia, nesse caso deve mesmo mantê-la à distância pois só piora.
Indonésia: noz-moscada
São conhecidas as suas propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas, mas também os seus efeitos calmantes nas cólicas, diarreia e dores de estômago. Rale um pouco sobre uma banana ou arroz, num chá de hortelã-pimenta ou num pouco de mel.
Grécia: funcho
A infusão das sementes ajuda a aliviar as cólicas e flatulência, o chá de funcho ajuda a digestão. Junte uma colher de chá de sementes a uma chávena de água bem quente, coe e beba. Pode também mastigar umas sementes (uma pitada) após
as refeições.
México: folhas de amoras silvestres
Este povo consegue apaziguar a indigestão e regularizar os intestinos (sobretudo diarreia) com um chá de folhas de amoras silvestres. Aqueça água e deite sobre algumas folhas. Deixe atuar durante 20 minutos. Coe e vá bebendo uma chávena a cada duas horas.