
Getty Images/iStockphoto
Pode ser feito em todas as idades e é um dos melhores exercícios para manter a forma diariamente. Mas para que possa surtir efeito, a caminhada deve ser vigorosa – em 45 minutos deve conseguir fazer entre 4,8km e 5km. Quando feita de forma regular – e não uma vez por semana, ou quando calha – a caminhada ajuda a prevenir problemas cardiovasculares e a osteoporose – por contribuir para aumentar a densidade óssea – e ainda ajuda a fortalecer o sistema imunitário.
Mas para tirar o melhor partido deste exercício, deve seguir alguns princípios básicos:
– Se nunca caminhou, comece devagar. À medida que a sua resistência física aumenta, pode aumentar também ligeiramente o ritmo e escolher percursos em que tenha que subir terreno.
– Invista em bom calçado. Use sapatilhas confortáveis e apropriadas para corrida ou caminhada, que dão um bom suporte ao pé.
– Caminhe com a cabeça erguida, olhando em frente. Se precisar de olhar para o chão para evitar obstáculos ou o terreno acidentado, baixe os olhos e não a cabeça.
– O tronco deve estar direito, e não projectado para a frente. Endireite as costas e mantenha os ombros paralelos.
– Não deixe os braços balançar indiferentemente ao longo do corpo. O braço e antebraço devem formar um ângulo de mais ou menos 90º, deixando os braços balançar até à altura da cintura, à medida que anda.
– Dê passos mais curtos, com o calcanhar a tocar primeiro no solo e os dedos a empurrá-lo. Passos demasiado longos podem afetar o equilíbrio.
– Nunca use pesos nos tornozelos: pode causar danos nas articulações e problemas musculares.