![Coração](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/4/2019/09/10242522Cora%C3%A7%C3%A3o.jpeg)
Getty Images/iStockphoto
Várias instituições, como a World Heart Federation, e a American Heart Association, alertam para a importância das mulheres fazerem prevenção das doenças cardiovasculares. Nós, mulheres, devíamos começar a “olhar” para o nosso órgão nobre desde cedo. Devido ao ritmo de vida acelerado, os dados estatísticos mostram que deveria haver uma preocupação crescente em promover mudanças de estilos de vida.
As patologias cardiovasculares atualmente começam a manifestar-se mais cedo, e atingem a população mais jovem. A vida mais sedentária, os maus hábitos alimentares, o stress, o tabaco e outros fatores que estão envolvidos na génese destas doenças, deveriam ser prevenidos e não remediados, pois muitas vezes já não existe remédio possível.
No contexto atual torna-se urgente que as mulheres, especialmente a partir dos 30 anos, tomem medidas mais efetivas em relação à alimentação, mas de facto a prevenção deveria começar logo desde a infância.
Investigações científicas têm demonstrado que medidas tão simples fazem mesmo toda a diferença. O estudo “Nurses Health Study” onde mais de 5.000 mulheres foram seguidas durante 16 anos, verificou que quem consumia duas ou mais refeições de peixe gordo (rico em ómega 3), por semana, obtinha uma redução de 40% do número de eventos coronários.
O consumo de sal em excesso é outro fator que influencia negativamente as doenças do foro cardiovascular. Há uma relação entre o consumo de sal e a hipertensão arterial. Por isso, este verão reduza gradualmente o sal que adiciona aos alimentos. Experimente sempre a comida antes de o adicionar. Talvez consiga até prescindir dele e reinvente os seus pratos apostando nas ervas aromáticas e nas especiarias. Certamente irá ter uma agradável surpresa e o seu coração agradece.
Aproveite os dias quentes para repensar as suas escolhas alimentares e estilos de vida. Pode começar por comer mais vegetais e fruta. Ricos em vitaminas e minerais, estes alimentos são também uma fonte importante de fibras e de substancia com elevado poder antioxidante, tendo benefícios reconhecidos para o aparelho cardiovascular. As saladas e a fruta são frescos e óptimos aliados para comer na praia.
Beber água, é outra medida importante a tomar, hidrata e torna o sangue mais fluido, facilitando assim, o trabalho ao coração. Importante salientar, que o hábito de beber água não deve ser só no verão, pois durante as estações mais frias também é essencial beber água.
Outra medida importante a tomar de forma a proteger o coração e os vasos sanguíneos é escolher com critério as gorduras alimentares. Dê preferência às gorduras de origem vegetal em detrimento das de origem animal, quer para barrar o pão quer para cozinhar. Esta pequena alteração conduz a uma redução de cerca de 70% do consumo de gordura saturada, cujo consumo acima das recomendações sabemos ser prejudicial para a Saúde.
Aprenda a gerir o seu tempo e arranje algum tempo para praticar exercício físico, e cuide do seu coração!