10 formas de regressar ao ginásio e manter o ritmo!

Vai começar a agora e não sabe que aulas escolher? Vai voltar às esteira e às bicicletas? Aqui fica, algumas ideias para ser uma atleta de outra coisa que não o sofá.

1. Que modalidade escolher?

Confesse lá: andou a espreitar às portas e a multidão em fúria a pedalar com ar de quem tinha de estar em Odivelas daqui a 5 minutos ou a pular de um lado para o outro de um step sem se enganar uma única vez assustou-a ligeiramente… Relaxe: as aulas de Step ou Jam (dança) são as únicas com mais coreografia e mais difíceis de agarrar por um principiante, mas todas as outras se apanham rapidamente. Experimente uma aula de RPM (bicicletas fixas), que é só ouvir a música e andar para a frente. Em sentido figurado, claro. Se tudo aquilo lhe parecer muito agressivo, tem sempre Balance (aula de alongamentos e resistência) ou hidroginástica, um tipo de exercício fantástico que trabalha todo o corpo dentro de água e sem impacto.

2. Tenho medo de não conseguir acompanhar

Não entre em pânico, seja o que for que aconteça: faça os passos ao seu ritmo, ponha só os pesos que conseguir levantar, e pedale mais devagar, mas não se encoste à parede a pensar que nunca lá devia ter posto os ténis. Vá à luta! Se a adrenalina da aula a estiver a enervar, respire fundo. Se se baralhar com os passos, experimente seguir a pessoa à sua frente em vez de seguir o professor. Ah, e experimente ainda uma visita ao site http://www.lesmills.com/: há instrutores on-line que demonstram os passos-base de quase todas as modalidades, o que dá imenso jeito.

3. Como sei quantas calorias queimo?

Não sabe, a não ser que use um relógio que conta-calorias, e mesmo esses não são inteiramente fiáveis. As máquinas dão uma indicação, mas a não ser que o façam baseadas no seu peso, é uma indicação média, pensada para o peso médio de um homem. O que é que o peso tem a ver com as calorias? É que, quanto mais pesar, mais gasta. Por isso é que uma pessoa mais magra tem mais dificuldade em perder peso do que uma pessoa com… mais peso para perder. Uma pessoa que pese 80 kg vai queimar mais calorias no mesmo exercício que uma pessoa que só pese 50 kg (é como nos carros: um carro grande gasta mais gasolina…) Além disso, mesmo o equipamento que leva em consideração o peso não leva em consideração a composição corporal. Então é assim: quem tem mais gordura e menos músculo queima menos calorias do que quem tem mais músculo, porque o músculo ‘come’ mais. Conclusão: as máquinas indicam quase sempre menos calorias do que aquelas que de facto gastamos. Outra conclusão: não se fixe nas calorias, mas no esforço, no cansaço e no suor. Pode crer que, se uma aula estiver a puxar por si, vai dar por isso sem precisar de contar caloria nenhuma.

4. Quais as modalidades de ginásio que queimam mais calorias?

Há uma discussão ainda sem vencedor entre os adeptos de RPM e de Attack: entre as duas, a diferença é pouca. São imbatíveis no nosso gasto de ‘gasolina’, seguidas de Combat, Jump e Step (não se deixe enganar: parece que andam ali a dançar o vira em cima de um degrau mas aquilo cansa que se farta). As cinco são atividades de treino cardiovascular, mas há muitas diferenças de treino: RPM tem menos impacto que todas as outras, que incluem saltos, chutos e pulos, bem como noções básicas de direita e esquerda, mas é um tipo de exercício focalizado na parte inferior do corpo e treina pouco os braços. O ideal é conjugar dois tipos de exercício diferente.

5. Não vejo como é que sofrer pode dar prazer…

É estranho, mas é verdade. Por que é que acha que há tanta gente nas aulas? Não é só para queimar 9000 calorias nem porque são masoquistas nem porque têm uma força de vontade que move montanhas (e pesos de 10 kg): por estranho que pareça, estão ali porque gostam mesmo. Ao contrário do que estamos habituadas a pensar, o nosso corpo está feito e pensado para se esforçar, e ao fim de uns tempos, vai sentir a falta desse esforço. Trabalhar para um objetivo faz parte dos nossos genes, resta (re)descobri-lo. Além disso, o exercício faz com que o corpo liberte endorfinas, uma ‘droga’ natural que nos causa sensação de bem-estar e à qual nos habituamos rapidamente (por isso é que é recomendado como terapia contra a depressão)…Só tem de resistir ao primeiro mês, para dar tempo ao corpo de se habituar à rotina. Se se esforçar como deve ser, vai ficar toda partida depois da primeira aula. Não desista: faça pelo menos duas aulas até concluir que aquele exercício não nasceu para si. Claro, não se martirize: se não vai mesmo com a cara das bicicletas, experimente outra coisa. Há tanto por onde suar!

6. Vou ao ginásio mas não perco peso nenhum…

Pode haver várias razões para isso: infelizmente, não se estar a esforçar o suficiente é mesmo a mais comum. Não é só ir ao ginásio: temos mesmo de suar. Se a maquilhagem se aguenta intacta ao fim da aula, temos pena mas é normal que não esteja a perder peso nenhum. Se foi para a passadeira andar na velocidade 4, também não deve ter gasto muita ‘gasolina’. Se fez uma aula inteira e não houve um único momento em que teve vontade de morrer, não se esforçou o suficiente. Se vai fazer a aula de Domingo de manhã mas durante a semana nunca aparece, é pouco. Paradoxalmente, quem está muito habituada a treinar terá mais dificuldade em perder peso porque o corpo ‘aguenta’ bem o exercício e não ‘regista’ uma modificação se não for mesmo em dose de elefante (olímpico). E pode ainda não precisar de perder peso: se for muito magra, o corpo defende-se.

7. E depois, posso comer tudo o que me apetecer?

Poder pode, depois não diga é que o rabo grande é do RPM… Como já vimos atrás, queimamos menos calorias do que pensamos, por isso não convém pôr-se a comer desalmadamente. É importante resistir às ‘fomes’ de gordura: coma proteína, hidratos de carbono, vegetais e fruta. Pode ser útil tomar um suplemento de vitaminas, especialmente C, magnésio e cálcio: é que também perdemos cálcio quando suamos… Mas é importante continuar a comer e comer bem: se não comer bem, o corpo vai consumir massa muscular e ir ao ginásio ou não ir vai dar ao mesmo.

8. Se gasto mais em aulas cardiovasculares, vou só a essas.

O ideal é equilibrar aulas cardio com aulas de pesos e alongamento. As mulheres têm o fantasma de que vão ficar como o Shwarzennegger depois de umas aulas de musculação, mas não desenvolvemos músculo dessa maneira, por isso pode esforçar-se à vontade. Além disso, a partir dos 35 começamos a perder massa muscular, por isso é especialmente importante para as mulheres fazerem pesos pelo menos duas vezes por semana. Outra vantagem: se fizer pesos, aumenta a sua massa muscular, e como o músculo gasta mais calorias do que a massa gorda (mesmo em repouso) vai aumentar o seu gasto calórico mesmo quando não está a fazer nada. Que bom, não é?

9. Tenho medo de desistir…

Por isso é que é importante fazer alguma coisa de que goste. Mas aqui, como diziam as nossas avós, às vezes o amor vem com o tempo…É normal que dois dias depois da sua primeira aula odeie profundamente o seu instrutor e tenha vontade de pôr a mochila às costas e partir para qualquer sítio bem longe dali. Dê ao seu corpo tempo para se habituar a um tipo de exercício antes de concluir que não nasceu para si. Segundo mandamento, não vá atrelada a uma amiga. Depois a amiga desiste, e você desiste atrás. Mais vale fazer amigos no ginásio: é pouco provável que desistam em bloco. E terceiro, compre equipamento giro… Pode parecer um mandamento fútil, mas é muito mais animador fazer exercício e sentir-se fantástica do que ir para lá como quem vai trabalhar nas obras.

10. Estou farta da mesma rotina…

Então mude de rotina: mude de ginásio, mude de aula, mude de modalidade. Às vezes basta mudar de horário, ou fazer a mesma aula com um professor diferente ou uma turma diferente. Se fizer o mesmo exercício durante muito tempo, o corpo habitua-se. De vez em quando, mude de exercício, mude de rotina. E faça amigos novos.

O QUE ESCOLHER SE QUISER…

– Queimar calorias – RPM, Attack, Combat, Step

– Tonificar – Pump, RPM, Total Condicionamento, Hidroginástica

– Alongar – Balance

O QUE É…

– Body Attack – Aula de aeróbica de alto impacto, com muita corrida, pulos e chutos. Adequado a quem já tem alguma preparação física.

– Body Combat – Combina passos de dança com artes marciais como karaté, kickbox ou capoeira.

– Body Pump – Aula estática com pesos e halteres, que tonifica todo o corpo.

– Body Balance – Conjunto de alongamentos e resistência muscular, que desenvolve o equilíbrio, a flexibilidade, o controlo corporal e a força.

– Total condicionamento – Trabalha todos os músculos do corpo, e devia ser a base de todo o treino…

– RPM – Aula de bicicletas fixas em que se pedala ao som de músicas diferentes. Tem a variante Cycle, que inclui mais exercícios de resistência. Prepare-se para suar a sério.

– Hidroginástica – Se tiver de escolher só uma aula, faça hidro… Não tem contraindicações e fica com um corpo fantástico.

Relacionados

Mais no portal

Mais Notícias

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

As imagens da terceira cirurgia plástica de Fanny Rodrigues

Bosco: O novo restaurante do Porto é um lugar para todas as horas

Bosco: O novo restaurante do Porto é um lugar para todas as horas

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

PME portuguesas podem adquirir planos da E-goi com incentivo até dois mil euros

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um novo estúdio em Lisboa para jantares, showcookings, apresentações de marcas, todo decorado em português

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Um viva aos curiosos! David Fonseca na capa da PRIMA

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Vencedores e vencidos do 25 de Abril na VISÃO História

Portugal abriu porta à gripe aviária através da produção doméstica

Portugal abriu porta à gripe aviária através da produção doméstica

"Há Fado no Cais" celebra Carlos Paredes

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Para livros e não só, seis estantes que dão nas vistas

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Novo estudo associa antibióticos, antivirais e vacinas à redução do risco de demência

Quis Saber Quem Sou: Será que

Quis Saber Quem Sou: Será que "ainda somos os mesmos e vivemos como os nossos pais?"

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

Já começou a campanha eleitoral de 'Miúdos a Votos'!

Matilde Mourinho partilha novas fotos do dia do seu casamento

Matilde Mourinho partilha novas fotos do dia do seu casamento

Tutti Frutti apanha coordenador autárquico de Pedro Duarte

Tutti Frutti apanha coordenador autárquico de Pedro Duarte

Olavo e Teresa casam-se em “Sangue Oculto”: as imagens da boda

Olavo e Teresa casam-se em “Sangue Oculto”: as imagens da boda

Tesla lança Powerwall 3 em Portugal, uma bateria que permite poupar até 1000 euros por ano

Tesla lança Powerwall 3 em Portugal, uma bateria que permite poupar até 1000 euros por ano

Bill Gates:

Bill Gates: "Estou estupefacto por a Intel ter perdido o rumo"

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Taxa de mortalidade infantil em Setúbal é superior à media europeia, em contraste com resto do País

Bem-vindos ao ano da Serpente

Bem-vindos ao ano da Serpente

Tudo sobre o visual da nova princesa grega, Chrysí Vardinogianni

Tudo sobre o visual da nova princesa grega, Chrysí Vardinogianni

Festival GUIdance: Flamenco e outras danças em Guimarães

Festival GUIdance: Flamenco e outras danças em Guimarães

Samsung Galaxy S25: Inteligência Artificial avançada na palma da mão

Samsung Galaxy S25: Inteligência Artificial avançada na palma da mão

Volkswagen prepara carro elétrico de 20 mil euros

Volkswagen prepara carro elétrico de 20 mil euros

Respirar ou sobreviver?

Respirar ou sobreviver?

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

30 anos de compromisso e confiança, 450 mil clientes protegidos

Volkswagen prepara carro elétrico de 20 mil euros

Volkswagen prepara carro elétrico de 20 mil euros

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

VISÃO Júnior de janeiro de 2025

As fotos mais ousadas de Helena Isabel nas férias. Veja a galeria de imagens

As fotos mais ousadas de Helena Isabel nas férias. Veja a galeria de imagens

Maria Grazia Chiuri evoca inocência da infância no desfile de alta-costura da Dior

Maria Grazia Chiuri evoca inocência da infância no desfile de alta-costura da Dior

Moda: Planeta vermelho

Moda: Planeta vermelho

Programa das comemorações do centenário de Carlos Paredes

Programa das comemorações do centenário de Carlos Paredes

Os melhores

Os melhores "looks" da 67.ª gala dos Grammys

Arte contemporânea de todos os tempos

Arte contemporânea de todos os tempos

A transformação na Logística & Transportes

A transformação na Logística & Transportes

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

O futuro começou esta noite. Como foi preparado o 25 de Abril

CARAS Decoração: Regresso aos clássicos, um

CARAS Decoração: Regresso aos clássicos, um "must" na decoração

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

O top 10 mundial de fenómenos meteorológicos extremos de 2024 em vídeo

Livrarias em segunda mão: 9 moradas que põem os livros manuseados a circular

Livrarias em segunda mão: 9 moradas que põem os livros manuseados a circular

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

De Zeca Afonso a Adriano Correia de Oliveira. O papel da música de intervenção na revolução de 1974

Um poeta universal

Um poeta universal

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Gio Rodrigues confessa ser vaidoso: “Quero chegar impecável aos 50 anos”

Bill Gates:

Bill Gates: "Estou estupefacto por a Intel ter perdido o rumo"

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Xpeng apresenta 'carro voador' com autonomia de mil quilómetros

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

Depois das tampas presas, há novas regras para as garrafas de plástico

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?

CARAS Decoração: Está a pensar em remodelar a sua casa de banho?