– Faça-se luz! O nosso relógio biológico interno é regulado pelo sol. Deixe a persiana ligeiramente aberta para que os primeiros raios solares possam acordá-la. Quando atingem a retina, eles enviam sinais elétricos ao hipotálamo com a mensagem para reduzir a produção de melatonina, hormona que estabelece os nossos períodos de vigília e sono. 15 minutos de luz ao pequeno almoço vão ajudá-la a sentir-se mais bem disposta.
– Resista a carregar no botão snooze. O neurologista norte-americano Michael Breus não hesita em chamar-lhe a pior invenção do mundo. Quando carregamos por mais sete ou 10 minutos não entramos numa nova fase de sono regenerador; nem sequer conta como sesta energizante. É um meio sono sempre interrompido, que nos deixa cada vez mais maldispostas.
– Toca a mexer! Pode ser tão apelativo como dar um tiro num pé, mas fazer exercício de manhã dá-lhe mais energia ao longo do dia. Se prefere começar com calma, tente alongamentos simples ou alguns exercícios de ioga. As posições de ioga requerem equilíbrio, que aumenta a concentração e ainda favorecem a oxigenação do cérebro, por causa do trabalho de respiração.
– Não tome duche muito quente. Vai relaxar os músculos e deixá-la mais ensonada. Deixe isso para a noite. Regule a temperatura para o mais frio que conseguir suportar.
– Evite os snacks antes de ir para a cama. Esta velha recomendação também serve para se sentir mais bem disposta de manhã. Se comer antes de ir para a cama tente que seja alguma coisa leve, com menos de 150 calorias. Comer muito umas horas antes de se deitar pode fazê-la sentir cansada e inchada pela manhã.
– Invista num pequeno almoço com proteínas. Vão prevenir os ataques de fome durante o dia e ajudar o seu cérebro a funcionar melhor. Experimente iogurte com frutos vermelhos ou ovos mexidos com queijo de cabra.
– Ponha a música a tocar. Estudos mostram que o cérebro fica mais ativo quando estimulado com música. Comprovado por testes de ressonância magnética! Música mais ritmada – rock, eletrónica, soul ou funk – é uma boa aposta.