Mais uma semana de #cartabranca. Desta vez, o desafio foi experimentar um hidratante facial caseiro. A pesquisa foi simples e rapidamente encontrei várias receitas adequadas ao meu tipo de pele (mista). Porém, houve uma que me saltou à vista.
“Apenas um ingrediente?” – este foi o primeiro pensamento, criado pelo meu lado mais cético. “Ao menos é simples…” – e este foi o segundo, cuidadosamente desenvolvido pelo meu lado mais preguiçoso e sem vontade de ir ao supermercado comprar aquele óleo xpto que algumas receitas levavam.
Abacate, tchanan! A fruta que adoro mas que, quando abuso, me dá dores de estômago horríveis. Ainda assim, gosto sempre de a ter em casa – porque só se vive uma vez, não é verdade? E também porque tenho vindo a aperfeiçoar um molho delicioso que a tem como ingrediente principal. Um dia conto-vos tudo.
Ora bem, para este hidratante, a ideia é esmagar meio abacate bem maduro, espalhá-lo na cara, deixar atuar por cerca de 15/20 minutos e depois lavar com água fria ou morna. Pela minha experiência, 1/4 de abacate é suficiente, já que me sobrou imenso. E não gosto de estragar comida. Sobretudo quando custa mais de 3€/kg.
Antes dos resultados, um conselho. A partir do momento em que o abacate já está maduro, coloquem-no no frigorífico. Era lá que tinha o meu e garanto que a sensação gelada na cara, quando se espalha aquele “creme” esverdeado, é mágica. Bye, bye rugas? Não sei. Tenho 25 anos. Mas mais vale prevenir.
Quanto aos resultados, não posso dizer que tenha sentido uma suavidade imediata, ao contrário do que aconteceu quando experimentei algumas máscaras faciais caseiras. Contudo, nem tudo foi mau. Além da ótima sensação ao passar o abacate na cara, houve algo que, no final, me surpreendeu.
Sabem como fica a pele após fazermos uma esfoliação? Foi mais ou menos isso que senti. “Como assim? Era só abacate!” – e voltou o meu lado mais cético. Mas tive de me render. Ou seja, não houve uma sensação de hidratação imediata, que era o que pretendia, mas senti a pele limpa e livre de impurezas. E como é que poderia reclamar de algo assim?
Contem-nos as vossas receitas de hidratantes caseiros, pelas redes sociais, identifiquem a ACTIVA e utilizem a hashtag #cartabranca. Todas as sugestões de desafios são igualmente bem-vindas. Dia 9 de julho, voltamos a encontrar-nos por aqui. Até lá!