Agora que estamos novamente em casa, não há pretexto melhor para deixarmos a nossa pele ‘respirar’. Ou seja, interromper o hábito diário de aplicar maquilhagem e dedicar esse tempo extra à rotina de skincare.
O uso regular de maquilhagem pode danificar a pele e obstruir os poros, especialmente se a preparação e limpeza não forem feitas adequadamente. As circunstâncias não são ideais, mas esta altura é perfeita não só para darmos descanso ao nosso rosto, como também uma atenção extra à rotina de cuidados que temos com ele.
Limpar
Todas as rotinas devem começar pela limpeza, quer seja com leite, espuma ou óleo. O importante é que a faça, e não é por não já se maquilhar que pode saltar este passo. A nossa pele está em constante atividade e, independentemente do tipo, existem sempre resíduos que devem ser removidos.
Tonificar
Não estou a falar do tipo de tonificação que procuramos no ginásio, mas sim de um passo que muitas mulheres tendem a desvalorizar. Alguns produtos de limpeza podem desequilibrar o pH da pele e, para além disso, não removem completamente as impurezas. É por isto que o tónico é tão importante. Colmata essas falhas e prepara a pele para receber os passos que se seguem na rotina.
Hidratar
Por fim, um passo que depende muito do tipo e necessidades de cada pele: hidratar. Por norma, os produtos que devemos aplicar incluem o creme de olhos, sérum, creme de dia e protetor solar. Sim, o protetor solar continua a ser essencial, quer esteja dentro ou fora de casa. Aproveite o tempo extra para fazer máscaras faciais e esfoliar a pele com alguma regularidade, uma ou duas vezes por semana.
Massajar
Por fim, deixo um passo extra e que poderá fazer toda a diferença. Falo-vos de massajar o rosto, com as próprias mãos ou com ferramentas específicas, para ajudar a ativar os músculos faciais e a circulação. Isto não só “acorda” as células, como também potencia a produção de elastina e colagénio.