Na área da cosmética, muito se fala de uma rotina de verão e de inverno devido às necessidades que a pele tem de acordo com o clima. Mas será só isso? A verdade é que, para além disso, existem ingredientes que não são compatíveis com a exposição solar – e isto implica o dia-a-dia, não só os momentos de praia.
“É essencial mantermos os cuidados diários com a nossa pele durante o verão, mas é também importante adaptarmos a nossa rotina à exposição solar a que estamos sujeitos durante esta estação”, explica Daniela Marques, Beauty Expert da SKIN. “Alguns ingredientes que estão presentes em diversos produtos de cosmética não são aconselhados durante o verão, e é preciso ter bastante atenção a esse fator”, continua.
A especialista sublinha a importância de reforçar a utilização do protetor solar, de modo a que a pele se mantenha sempre saudável e, claro, a evitar o envelhecimento e o aparecimento das manhas. Dito isto, conheça os ingredientes a evitar nos produtos de skincare durante o verão:
Retinol
O retinol é um dos ingredientes mais utilizados como anti idade, porque é um dos mais eficazes na renovação da pele. Sendo um derivado da vitamina A, aparece em grande parte dos produtos de cuidados para acne e manchas. Por se tratar de um ingrediente fotossensibilizante e foto irritante, deve evitar a sua utilização durante o verão porque pode provocar irritações cutâneas. Para além disso, pode ainda provocar manchas e queimaduras solares. Posto isto, se tem por hábito utilizar produtos com retinol, deverá evitá-los durante o verão.
Ácido Glicólico e Ácido Salicílico
Na mesma linha do retinol, aparecem o ácido glicólico e o ácido salicílico. Utilizados em cuidados anti idade e para acne, também têm capacidade de regenerar a pele (ainda que inferior ao retinol) mas, em contrapartida, não são fotossensibilizantes. Apesar disso, devem ser utilizados com a máxima precaução. O ideal será optar por utilizar estes ingredientes apenas como cuidados de noite e de dia garantir a aplicação de protetor solar com índice de proteção elevado. Contudo, se tem a pele sensível, poderá ter mesmo a necessidade de parar de usar durante o verão.
E a Vitamina C? Está no mesmo pacote?
Um dos ingredientes que mais questões levanta em termos da sua utilização durante o verão é a vitamina C. Assim, para que fique descansada, a resposta é: SIM, pode utilizar sem problema! A vitamina C é um ingrediente essencial durante o verão, principalmente no que diz respeito à prevenção do envelhecimento e manchas. Ainda assim deverá fazer uso do protetor solar depois da sua utilização.