Quem nunca teve aquela pressa de chegar a casa para poder ir direta para a banheira? O banho tem este efeito calmante, representando um momento só seu e que muitas vezes contrasta com a correria do dia-a-dia. Porém, há alguns erros que cometemos, sem darmos por isso, enquanto tomamos banho e que importa esclarecer.
Utilizar esponjas de banho
São super comuns, mas usá-las com frequência pode representar uma agressão para a sua pele. Isto porque removem a proteção natural que a mantém hidratada. Neste sentido, as esponjas podem levar a um ressecamento da pele, tornando-a mais suscetível a alergias e infeções. Além disso, as esponjas propiciam a proliferação de fungos e bactérias.
Usar água muito quente
A temperatura da água faz toda a diferença para a nossa pele e água muito quente contribui para pele mais seca, já que interfere com a barreira cutânea. Neste sentido, a pele vai ter necessidade de produzir uma maior quantidade de sebo para repor essa barreira de proteção, o que a torna mais oleosa.
Lavar os dentes
Há quem escolha lavar os dentes no banho e, aparentemente, não há mal nenhum nisso. Contudo, não é bem assim, uma vez que leva a executar esta lavagem numa espécie de piloto automático, o que pode perpetuar erros e falhas na limpeza adequada da boca.
Esfoliar demasiado a pele
Esfoliar a pele é essencial para conseguir uma limpeza profunda, poros desobstruídos e a remoção das células mortas. Mas o abuso no uso do esfoliante deixa de ser benéfico e constitui uma agressão para a barreira protetora da pele. Faça uma vez por semana ou de 15 em 15 dias para obter um melhor resultado, mas também mais adequado.