O respeito pelo microbioma da pele e o cuidado ativo das bactérias boas que habitam a nossa pele está cada vez mais na ordem do dia, mas a primeira propor cosmética com pré, pró e posbióticos foi a marca francesa Galinée, recém-chegada ao nosso país. Falámos com a sua fundadora, Marie Drago, que nos contou a história desta marca que nasceu… de uma necessidade pessoal.
O que torna a Galinée uma marca diferente?
Somos a primeira marca que cuida da pele, do microbioma e do equilíbrio entre os dois. Fomos pioneiros no cuidado do microbioma desde 2016, e uma das nossas características é que, para nós, o microbioma não se limita ao rosto. Temos produtos para o microbioma da boca, do couro cabeludo, da zona íntima, bem como uma gama de complementos alimentares para cuidar da pele de dentro para fora*.
De onde vem o seu interesse pelo microbioma da pele?
Tenho a sorte de ter uma formação bastante técnica de farmácia, e também uma doença autoimune muito rara, que despertou o interesse pelo microbioma e o seu papel na inflamação, antes de ser um tema cool. Esta nova ciência apaixonou-me imediatamente e tive a ideia de lançar a primeira gama de cosméticos que cuidaria do microbioma da pele.
Diz que os produtos da sua marca são formulados para o microbioma. O que é que isso significa exatamente?
A grande maioria dos produtos cosméticos é formulada a partir de uma base de produto, à qual se juntam fragrâncias e princípios ativos. Nessa base encontramos espessantes, conservantes, fragrâncias, emulsionantes, muitos ingredientes que muitas vezes estão lá mais para destruir todas as bactérias do que para as proteger. Muitas marcas ‘probióticas’ mudam apenas a parte dos ingredientes ativos sem ter em conta que todo e qualquer ingrediente pode ter impacto nas bactérias da pele. Na Galinée formulamos para o microbioma porque cada parte do produto é importante. É por isso que os nossos produtos são frequentemente muito diferentes do que se encontra geralmente no mercado.
Diz também que a Galinée utiliza apenas ingredientes úteis. O que quer dizer com isso?
O cuidado do microbioma é, por definição, bastante minimalista. Cada ingrediente pode ter impacto sobre o microbioma, temos de estar muito atentos. Por isso pomos nos produtos tudo aquilo que o microbioma necessita, mas nada mais!
Os vossos produtos contêm pré, pro e pós-bióticos. Qual é o papel de cada um?
Os probióticos são apenas outra designação das bactérias boas. Utilizamo-las ‘adormecidas’ para que se mantenham estáveis no produto e não seja necessário colocá-lo no frigorífico. São utilizados na beleza há muito tempo devido ao seu efeito calmante. Então, a minha grande ideia foi: Se fornecer bactérias à pele é tão benéfico, porque não pôr a trabalhar as nossas próprias bactérias? Aquelas que vivem no nosso corpo. Portanto alimentamo-las com pré-bióticos, os nutrientes que alimentam especificamente as bactérias boas, e criamos o ambiente perfeito para elas graças a pós-bióticos, que são produtos bons das bactérias boas.
Os probióticos são organismos vivos – como é possível colocá-los dentro de cosméticos?
É uma ótima questão. Nós utilizamos bactérias tindalizadas, que estão intactas, mas já não se reproduzem, o que nos permite ter o máximo de eficácia com uma duração de vida muito estável.
Como são obtidos os ativos pré, pró e pós-bióticos que utilizam?
Temos a sorte de estar em contacto próximo com cientistas e fornecedores que desenvolvem estes ativos. Portanto, ao contrário de muitas marcas, obtemos nós mesmos os nossos ingredientes, que geralmente ainda nem estão disponíveis no mercado. É mais difícil, mas também mais interessante. Por exemplo, no nosso suplemento alimentar Clear & Microbiome* para pele com tendência acneica, temos um probiótico especial que produz vinagre purificante diretamente no intestino.
A quem se destinam os produtos Galinée?
Os nossos produtos são desenvolvidos para quem tem um microbioma, portanto, toda a gente! Mas somos particularmente especializados em problemas de inflamação, quer se trate de pele sensível, inflammageing (uma faceta do envelhecimento relacionada com inflamação) ou peles com acne ou eczema.
Os vossos produtos podem ser associados aos de outras marcas?
Completamente. Costumo dizer quando se utilizam produtos que danificam um pouco o microbioma, é sempre bom garantir que depois são as boas bactérias que regressam.
O que gostaria que as pessoas soubessem sobre o microbioma em geral e o microbioma da pele em particular?
A que ponto ele existe para nos ajudar. A comunidade de microrganismos que vivem sobre e dentro do nosso corpo é, literalmente, a nossa primeira linha de defesa.
Que produtos aconselharia para quem quer experimentar a marca?
Recomendo sempre a Espuma de Rosto Lavante: tão suave que pode mesmo ser utilizada para quem tem tendência a eczema, cheira bem, limpa delicadamente, purifica e alisa a pele. Um verdadeiro tudo-em-um e um bom exemplo dos benefícios da Galinée.
A Galinée é uma marca ecológica?
É algo de que não falamos muito, mas sim: utilizamos um número reduzido de embalagens, o cartão que usamos é certificado sustentável FSC e cada vez usamos mais plástico reciclado. Sempre que podemos, usamos ingredientes obtidos por biotecnologia para evitar utilizar recursos naturais. Mas, acima de tudo, o próprio conceito da marca é uma revolução ecológica: trabalhar e apoiar o ecossistema natural da pele, em vez de o combater. Os nossos produtos promovem a biodiversidade cutânea e permitem usar menos produtos, com menos frequência. Bem-vindos à ‘dirty beauty’ (beleza ‘suja’)!
Quais são os seus produtos favoritos?
Tenho muito orgulho no Vinagre de Rosto, para o qual temos duas patentes. É o nosso produto mais vendido e com toda a razão, é um produto que não tem equivalente. Também lançámos recentemente uma Geleia de Vinagre anti imperfeições* , que funciona apoiando o bom microbioma. É de uma grande eficácia, mas sem secar nem irritar a pele, é uma nova forma de ver o tratamento das peles problemáticas. E o produto que utilizo mais neste momento é o nosso novo Complemento Alimentar Anti Idade*, que muda a pele a partir do interior e consigo ver o resultado.
(*) Alguns produtos ainda não estão à venda em Portugal, mas podem ser adquiridos no site francês da marca.