O cabelo de Halle Bailey foi o grande foco do departamento de figurino e beleza no live-action de “A Pequena Sereia”. Isto porque a atriz, que dá vida a Ariel, quis manter as suas longas rastas intactas durante as gravações do filme.
A tarefa ficou a cargo da hairstylist Camille Friend, nomeada para um prémio da Academia, cujo trabalho mais recente foi com Lupita Nyong’o em “Black Panther: Wakanda Forever”. Em conversa com a revista “Variety”, a especialista disse que o primeiro passo nesta jornada foi conhecer as origens de Bailey, de modo a perceber os motivos para o cabelo ser tão importante para ela.
“Quis conhecer a família da Halle. A mãe dela é muito espiritual e eles são uma família bondosa”, partilhou. “Comecei a perceber o porquê de ser tão importante manter o elemento do cabelo natural”.
A seguir, Friend certificou-se de que não teria de cortar o cabelo da artista, ou recorrer a uma peruca. “Eu sabia que uma peruca simplesmente não funcionaria”, confessou. “A Halle tem rastas até à cintura, com quase 61 centímetros, e colocar-lhe uma peruca não ficaria nada bem”.
O segredo do cabelo da nova Ariel
A solução encontrada pela cabeleireira profissional foi enrolar cabelo em torno das rastas, para não ter de cortar e pintá-las. Com esse propósito, usou cabelo com cerca de 76 centímetros e colorações personalizadas (três tons de vermelho), e fundiu-os com pontas de queratina. “Provavelmente gastámos, no mínimo, 150 mil dólares”, confessou sobre o processo em que o cabelo teve de ser “refeito e retirado”.
Para as cenas que se passam dentro de água, a equipa acrescentou madeixas soltas de cabelo extra, de forma a estas destacarem-se da camada original do cabelo de Halle, porque “as rastas não flutuam” e o cabelo tinha de “dançar” quando a estrela estava abaixo da superfície da água.
Este processo demorou entre 12 a 14 horas de cada vez. Uma janela de tempo que, segundo a hairstylist Camille Friend, é a mais razoável, tendo em conta todo o trabalho necessário.