Existe um ideia equivocada de que os tons e pele mais escurs estão automaticamente protegidos do sol no verão. Mas isso não é verdade.
“A pele escura é melhor protegida do sol, mas essa proteção não é perfeita”, diz a dermatologista Michelle Henry ao portal StyleCaster. “Até o tom de pele mais profundo e rico tem apenas um FPS 13”, revela.
É por isso que as mulheres com tons de pele mais escuros devem investir no FPS 30 para proteger a pele e evitar escaldões, porque, “sim, a pele escura fica com queimaduras”. Além disso, são suscetíveis a outros problemas, tais como irregularidade e surtos de acne, além da exposição ao sol. Eis os conselhos da especialista para manter a pele negra feliz e saudável este verão.
Investir em ácido glicólico
Está mais calor lá fora e, como tal, transpiramos mais. Portanto, a limpeza é fundamental. Mas nem todos os produtos foram criados igualmente. Os ingredientes fazem a diferença, especialmente para tons de pele mais escuros. A Dra. Henry recomenda usar um sabonete que contenha ácido glicólico para “ajudar a esfoliar a pele sem ressecar, uma vez que o ácido glicólico é um humectante”.
Evitar peelings químicos e tratamentos com laser
Quem não quer ter uma pele impecável e resplandecente no verão? Afinal de contas, esta é a altura do ano em que a mostramos mais. Contudo, é importante resistir à vontade de aclarar e suavizar através de peelings químicos e tratamentos com laser. As peles mais escuras são particularmente propensos à hiperpigmentação, um risco que aumenta muito quando se mistura “produtos químicos, laser e exposição ao sol na pele delicada”. Como alternativa, a especialista sugere usar um esfoliante ácido em casa uma vez por semana.
Apostar na vitamina C
A vitamina C deve ser a melhor amiga das mulheres negras no verão. “Este antioxidante ajudará a manter um tom de pele uniforme e a proteger contra os danos causados pela poluição encontrada durante atividades ao ar livre”, explica a perita. Aqui, é uma boa ideia investir num sérum multifacetado, que possa usar pela manhã sob o hidratante e a maquilhagem, ou ao fim do dia no âmbito da rotina de cuidados noturna.
Fazer do creme hidratante e das máscaras parte da rotina
“Durante o verão, a transpiração excessiva pode esgotar a hidratação da pele”, alerta a dermatologista. É por isso que deve apostar nos produtos hidratantes, de modo a evitar problemas de manchas e aspereza, que muitas pessoas com tons de pele mais escuros enfrentam.
Manter um óleo nutritivo à mão
A pele negra não precisa apenas de atenção extra no rosto: o ressecamento e irregularidade do tom podem estender-se a outras partes do corpo se não forem tratados adequadamente. A Dra. Henry recmenda usar um óleo para manter a elasticidade e suavidade da pele, além de conferir um brilho luxuoso-