No que diz respeito a cabelos afro, muitas mulheres acreditam que hidratação e humectação são a mesma coisa. Porém, isso não é verdade — e não saber a diferença pode custar caro quando se quer combater o ressecamento.
Então, qual o que distingue os dois termos?
A hidratação faz referência ao processo de aplicar água no cabelo e envolve as camadas internas dos fios, tendo como objetivo aumentar a absorção do líquido pelos folículos pilosos. Isto, por sua vez, aumenta a quantidade de água no cabelo. Um nível elevado de hidratação deixa o cabelo suave, com movimento e forte.
Porém, hidratar não é o suficiente. Podemos entrar no duche e embeber o cabelo em água, o que é a derradeira hidratação, mas, eventualmente, ela irá evaporar-se. Ou seja, é necessário ‘prendê-la’ no cabelo e evitar a perda de hidratação. É aqui que entra a humectação, que se resume à retenção de água e envolve a camada externa dos fios. Muito resumidamente, este passo é sobre regular a água ao selá-la com óleos.
Hidratação deve vir em primeiro lugar e a humectação em segundo, uma vez que é impossível prender algo que não existe. Para hidratar o cabelo e aumentar a água que é absorvida para os fios, precisará de humectantes como, por exemplo, os populares glicerina e mel, que transportam e atraem a água. De seguida, aposte em óleos e manteigas naturais, que prendem a hidratação e mantêm o cabelo humectado ao longo do dia.
Em seguida, fique também a conhecer a mais recente edição da revista ACTIVA, com Sandra Faleiro na capa.