Quando, em fevereiro, voámos até Paris para uma conversa exclusiva com Sir James Dyson – o génio por trás da famosa empresa de tecnologia – já imaginávamos que uma novidade como esta estivesse a caminho. Na altura, James falo-nos da sua ultratecnológica Dyson Farming – o maior negócio agrícola do Reino Unido –, explicando, quase entrelinhas, que estavam a produzir “coisas” que usariam nos produtos Dyson. “Ainda não podemos dizer o que são, mas é essa a intenção”, dizia o fundador da marca.
Avançamos até agosto e, é agora público: a Dyson lança a sua primeira linha de formulação de cuidados capilares, a Dyson Chitosan. Uma gama concebida para funcionar com as ferramentas de cabelo Dyson, enriquecida com quitosana, uma molécula complexa derivada do cogumelo ostra. A Dyson obteve uma versão de quitosana a partir de cogumelos ostra, uma macromolécula complexa que se encontra nas paredes celulares dos cogumelos. É delicada, mas forte e é o que dá aos cogumelos a sua forma. Concebida com a tecnologia Dyson Triodetic, esta gama é o resultado de mais de uma década de investigação sobre a saúde do cabelo.
“Ao contrário de outros produtos para penteados que utilizam polímeros simples que funcionam como cola para unir os fios de cabelo, as fórmulas da Dyson distinguem-se pela sua abordagem diterente. Ao incluir quitosana, uma macromolécula complexa, nas suas fórmulas, a Dyson facilita a formação de ligações flexíveis que prendem cada fio individualmente, duplicando a fixação sem comprometer o movimento e o brilho do cabelo,” afirma James Dyson.
Falamos de dois tipos de produtos e das respetivas recargas (sim, as embalagens são recarregáveis e foram testadas e construídas para durar, podendo as recargas ser recicladas em casa): um creme pré-styling e um sérum pós-styling.
Creme pré-styling
Para utilizar em cabelo húmido, seco com uma toalha antes de pentear: prepara, fixa e mantém.
Transforma-se de um creme para um sérum ligeiro à medida que a fórmula é trabalhada nas mãos, para uma aplicação homogénea, proporcionando uma fixação maleável, com um toque natural.
Concebido para todo o tipo de cabelo, com quatro variantes inovadoras, cada uma delas envolvida com precisão com ingredientes adaptados aos diferentes tipos de cabelo e preterências do utilizador, para obter os melhores resultados possíveis. Para cabelos lisos e ondulados, há a versão de fixação ligeira e uma outra de fixação intensa. Também para cabelos encaracolados e frisados, há a versão de fixação ligeira e intensa.
Sérum pós-styling
Utilizar no cabelo seco e penteado, para fixar, hidratar e definir.
Desenvolvido para todo o tipo de cabelo, com uma fixação suave e modelável e uma hidratação que mantém os penteados até 12 horas. A marca promete um cabelo imediatamente hidratado, com um aspeto brilhante.
Não fosse a Dyson uma empresa de engenheiros, claro que não se limitou à investigação e desenvolvimento das fórmulas. Desenvolveu também o aplicador de precisão, rigorosamente testado para libertar a mesma quantidade, aplicação após aplicação. São dispensados exatamente 0,22 ml, ajudando a evitar o desperdício ou a utilização excessiva de produto.
A gama estará disponível em Portugal depois do verão, no site da Sephora e em 4 lojas selecionadas.