As infidelidades da princesa Diana, histórias que continuam a surgir após a sua morte, a relação extraconjugal de 25 anos de Carlos com Camilla, a morte de Grace Kelly supostamente causada pela máfia italiana, a depressão crónica de Masako do Japão… Ao longo do tempo, habituámo-nos a ver as famílias reais envolvidas em pequenos dramas. Mas os últimos meses foram pródigos em revelar novos escândalos relacionados com estes clãs.
Duas filhas ilegítimas
Foi já depois da sua morte, em Dezembro de 2004, que se soube que o príncipe Bernhard, pai da rainha Beatriz da Holanda, tinha tido, além das quatro filhas com a rainha Juliana, mais duas, fruto de outras tantas relações extraconjugais. A revelação foi feita por dois jornalistas que, nos últimos meses de vida do príncipe Bernhard (que sucumbiu a um cancro), tiveram com ele algumas conversas secretas. Alexia tem 38 anos e vive em Paris, Alicia fez 51 anos e reside nos EUA.
Toxicodependente e instável
No Mónaco, não bastam os amores de Stéphanie com plebeus de acrobatas de circo a guarda-costas e os filhos ilegítimos de Alberto ele já reconheceu um e diz que pode haver mais. Há pouco tempo, numa biografia não autorizada da família Grimaldi, uma jornalista revelou pormenores que mostram que também Carolina não é uma santa. A princesa terá sido, na sua juventude, dependente de drogas, sendo até conhecida em Paris como ‘Cocaína do Mónaco’. Tão instável como a irmã em termos de amores terá até casado em segredo por poucos meses com o actor Vincent Lindon depois da morte do marido, Stefano, será, no entanto, mais esperta do que ela, sabendo manter em segredo os seus ‘pecados’. Quanto ao actual casamento com Ernest de Hannover, segundo a mesma biografia, será uma união por interesse e não por amor.
O príncipe chorão
Enrique da Dinamarca quebrou o protocolo das casas reais europeias e expressou abertamente as suas emoções, explicando como se sentia deprimido por estar pressionado pelas obrigações exigidas de um príncipe consorte e por ter de viver à sombra da sua mulher, a rainha Margarida. Ele chegou a abandonar a casa que partilhava com a mulher e filhos, refugiando-se na residência de férias durante meses e tendo até chegado a tentar o suicídio. A crise parece agora superada, com a ajuda da família.
Infiel, mas pouco
São uma das famílias reais mais discretas e queridas da Europa, mas, mesmo assim, não se livra de rumores. O último visou o respeitável rei Carl Gustavo. Uma mulher lançou um livro em que denunciava alguns ‘podres’ do monarca, nomeadamente casos de infidelidade com mulheres do povo. Carl desmentiu tudo. Mas o reino tem ainda de lidar com uma história de amor contrariada: a da futura rainha Vitória, que se relaciona há anos com Daniel, um professor de Educação Física e dono de uma cadeia de ginásios. Além de não estar à altura da jovem, este terá ainda enganado o Fisco do seu país, o que não fica nada bem a um futuro príncipe consorte…
Papá precoce
A casa real do Luxemburgo foi surpreendida e surpreendeu com a notícia de que o jovem príncipe Luís, de apenas 19 anos, vai ser pai! O bebé, fruto da relação do jovem com uma rapariga de 20 anos, com quem namora há um ano, deverá nascer em Março. Os pais de Luís, o duque Henrique e a duquesa Maria Teresa, prometem dar todo apoio à criança, mas os jovens pais não pretendem casar-se nem sequer viver juntos. Pelo menos, num futuro próximo.