Martina Navrátilová, ex-tenista checa considerada a jogadora mais premiada de sempre nos circuitos mundiais de tenis, confirmou à imprensa norte-americana que tem cancro da mama.
Martina, de 53 anos, foi diagnosticada com um
carcinoma ductal in-situ (CDIS) em Fevereiro depois de ter feito uma mamografia e ter sido detectado um nódulo na mama esquerda.
O CDIS é um tipo de cancro da mama mais comum que afecta os ductos mamários e que no caso da tenista não se estendem aos tecidos envolventes.
"Chorei. Sentia-me em controlo da minha vida e do meu corpo e de repente isto saiu totalmente das minhas mãos" disse a ex-tenista à revista People.
De acordo com o médico de
Martina, Dr. Mindy Nagle, "foi o melhor cenário possível na situação" já que o cancro foi detectado em fase muito inicial.
"Fazia mamografias de quatro em quatro anos e deixei passar. Todos estamos ocupados com as nossas vidas mas não devemos arranjar desculpas para estas situações. Alimento-me correctamente e estou sempre em forma e mesmo assim aconteceu-me. Se deixasse passar mais um ano provavelmente estaria em grandes apuros" alertou a ex-tenista sobre a importância de um diagnóstico precoce.
Navrátilová foi submetida a uma lumpectomia e a partir de Maio fará tratamento com radiação durante seis semanas.
Clique para subscrever a NEWSLETTER ACTIVA.pt!