Foi um daqueles azares tão bem resolvido que até parecia combinado: no auge da emoção, ao receber o seu Bafta pela interpretação de Margaret Thatcher em ‘A Dama de Ferro’, Meryl largou um sapato na escadaria.
Não se descoseu: anos de palco devem ter-lhe ensinado o que fazer numa situação dessas. Limitou-se a apontar o sapato, e o apresentador de serviço na altura, Colin Firth, não podia ser mais galante: não só foi buscar o sapato como se ajoelhou e calçou-lho. Recompensa: um beijo na boca dado pela sua ex-leading-lady. Os dois já contracenaram anteriormente (lembram-se de ‘Mamma Mia’?) mas esta foi, sem dúvida, a sua ‘cena’ mais romântica…
A verdade é que Colin já está habituado ao papel de cavalheiro (lembram-se de Mr. Darcy?) mas mesmo assim a audiência gostou da sua simpatia. Quanto a Meryl, ficou mais nervosa do que deixou transparecer. Já nos bastidores, insultou o maldito sapato que a fez baralhar-se no discurso e esquecer-se de agradecer ao maquilhador e cabeleireiro J. Roy Hellard, responsável pela mudança de visual que a transformou na ‘Dama de Ferro’.
Mas dadas as circunstâncias, até Hellard lhe deve ter perdoado…
Veja aqui o momento caricato: