Estamos, mais uma vez, na temporada das cerimónias de prémios ligados à televisão e cinema norte-americanos e, como sempre, podemo-nos deslumbrar (ou horrorizar) com os vestidos nas passadeiras vermelhas. Mas, por detrás da sofisticação, há uma preparação que não se faz do dia para a noite e que tem custos associados. O New York Post publicou um artigo sobre este tema e descobriu que os valores podem ascender aos 40 mil euros.
O vestido:
Na maior parte das vezes os vestidos são cedidos pelas grande casas de moda em troca de publicidade, que as atrizes acabam por fazer ao desfilarem com a peça. Se quisermos ter uma noção dos preços dos vestidos, podemos olhar para a atriz norte-americana Amy Adams que, nos globos de 2015, usou uma criação Versace no valor de 11 mil euros.
A escolha do vestido não é uma tarefa fácil e como tal a maior parte dos atores têm “stylists” que os ajudam a escolher não só a roupa, como sapatos e acessórios. “Há muita preparação envolvida – estamos a falar de semanas! ” diz a “stylist” Micaela Erlanger, que está este ano está a trabalhar com a atriz Lupita Nyongo para os globos. “É uma loucura”, confessa a profissional ao New York Post.
Esta ajuda também tem um custo. Uma “stylist” como Erlanger pode cobrar uma diária que ronda os 1300 euros, valor que é normalmente pago pelos estúdios de cinema das estrelas. Somando os vários dia de trabalho, o pagamento pode ascender os 9 mil euros.
Se o vestido não assentar na perfeição, entra em ação uma equipa de costureiros, normalmente pagos pelas marcas. Casas como a Chanel enviam os seus melhores costureiros da Europa para os EUA. É necessário pagar os bilhetes de avião e estadia. Os custos podem rondar os 1300 euros para o voo, mais 900 para o alojamento.
Cabelo:
Escolher o penteado ideal não é algo que se faça apenas no próprio dia. O processo é semelhante às provas de penteado que as noivas fazem antes de escolherem o estilo perfeito para o dia do casamento.
O cabeleireiro Adir Abergel, que já trabalhou com atrizes como Natalie Portman e Reese Witherspoon, conta ao New York Post a preparação que faz: “Eu olho para o vestido – as linhas, a construção, a textura” e depois vai buscar inspiração a livros e também a passadeiras vermelhas passadas para poder apresentar várias opções às suas clientes. O penteado em si pode demorar entre duas a cinco horas a montar.
Quanto é que tudo isso custa? O cabeleireiro Chris McMillan (conhecido por ter criado um dos cortes de cabelo mais reconhecidos no mundo – “the Rachel” – usado por Jennifer Aniston na série “Friends”) cobra 1800 euros por dia. Se fizermos os cálculos para 3 dias de trabalho poderá ser qualquer coisa como 5500 euros
Maquilhagem:
O maquilhador Stephen Sollitto, que trabalhou o ano passado com Amy Adams, cobra 1300 euros por apenas uma hora. Se forem necessárias provas de maquilhagem nos dias anteriores, o valor pode ir aos 4500 euros.
Manicure:
O profissional de manicure de celebridades, Tom Bachik, afirma que, no que diz respeito às unhas, são as próprias atrizes que pagam do seu bolso e, por isso, diz que leva um preço mais em conta. Ainda assim o valor ronda os 320 euros para se deslocarem a casa das celebridades.
Joias:
Esta é a parte a que chegamos a valores verdadeiramente astronómicos. Para os Globos de Ouro 2015, Amy Adams usou joalharia da Tiffany no valor de 485 mil euros. As joias obedecem às mesmas regras dos vestidos: são emprestadas e depois devolvidas.
O que se paga não são as joias propriamente ditas mas os seguranças para protegerem estas preciosas peças. “Carros à prova de bala, seguranças e seguros fazem parte do processo”, afirma Kristen Trustey, uma especialista da “Forevermark Diamond”.
Estas equipas de segurança não são contratadas apenas para o dia da cerimónia, também o são para os dias de prova do vestido. A “Stone Security Services” estima que tudo isto possa custar à marca 18 mil euros.”