Shia LaBeouf, 29, é conhecido por participar em grandes êxitos nas bilheteiras, assim como pelas performances excêntricas. A mais recente envolve uma bofetada a um fã… mas não é bem aquilo que parece.
O mais recente projeto da estrela envolveu uma ‘residência’ de 24 horas num elevador na Universidade de Oxford. Tendo em conta que se trata de um lugar público, qualquer pessoa podia aproveitar a boleia e trocar ideias com LaBeouf. Tudo corria bem, até ficar (mais) estranho. Um caloiro aproveitou os momentos de privacidade com o ator para fazer um pedido bizarro como forma de ‘apoio’ à própria ‘iniciativa artística’.
Estudante: “Sou um artista performativo. Pode ajudar-me a completar o meu próximo projeto ao dar-me um murro na cara?”
LaBeouf: “Meu, queres que te dê um murro na cara? Não quero fazê-lo com força!”
Estudante: “OK, não há problema.”
Shia não parecia muito inclinado para o ato de violência, mas o aluno insistiu.
Estudante: “Fá-lo. Não sejas um cobardolas”.
LaBeouf: “Não gosto de o fazer… Acabei de te conhecer”.
Estudante: “Ok, então pelo menos uma bofetada”.
A maratona foi transmitida em steaming no YouTube, acompanhada da hashtag #ELEVATE, uma parceria com os artistas Luke Turner e Nastja Säde Rönkkö. As portas do elevador fecharam-se antes dos dois artistas chegarem a uma conclusão, mas vários sites de entretenimento norte-americanos avançam que o ator acabou por ceder e o som do murro é percetível no vídeo. Mais tarde, o estudante disse ao ‘Cherwell’, o jornal da universidade que decidiu pedir a Shia para lhe bater porque pensou que ele podia estar “aborrecido”
Não é a primeira vez que Shia LaBeouf tem iniciativas fora do comum. Em fevereiro de 2015, no âmbito do projeto #IAMSORRY, sentou-se em silêncio e com um saco de papel na cabeça numa galeria de arte em Los Angeles. Nesse outono, pelo projeto #ALLMYMOVIES, viu todos os filmes em que participou e os fãs puderam conferir todas as suas reações através de um livestream.