Longe vão os tempos em que Kim Kardashian tentava esconder que sofre de psoríase.
A estrela fez saber que está farta de encobrir a condição crónica através de uma publicação na sua app oficial.
“Tenho uma mancha na minha perna direita que é a mais visível”, revelou. “Já nem sequer tento escondê-la assim tanto. Às vezes sinto que é o meu maior defeito e toda a gente sabe disso, portanto para quê cobri-la?”, explicou. “Depois de tantos anos, aprendi mesmo a viver com isto”.
Kardashian descobriu que tinha psoríase durante uma visita ao dermatologista em 2011, documentada num episódio de ‘Keeping Up with the Kardashians’.
“Aconteceu pela primeira vez na abertura da loja DASH em Nova Iorque”, explicou. “Usei um vestido de lantejoulas e comecei a sentir imensa comichão; pensei que fosse uma alergia causada pelo tecido, mas depois a alergia cobriu-me as pernas e a minha mãe disse: ‘acho que tens psoríase!'” Ela também tem, e é hereditário, portanto ela reconheceu os sintomas imediatamente”.
Passados cinco anos, Kim descobriu várias formas de controlar as crises, desde evitar alimentos ácidos como tomates e beringelas a aplicar pomadas. Apesar de já não se sentir incomodada com a doença autoimune, admite que adorava que fosse encontrada uma cura.
“Os cientistas estão constantemente a investigar e desenvolver novos medicamentos para ajudar a tratar [a psoríase], mas por agora uso uma pomada de cortisona antes de dormir”, disse. “Quero muito que chegue uma cura mas até lá estou a aprender a aceitá-la como parte de quem sou”.