Catarina Furtado, Sara Moreira, Rita Ferro Rodrigues, Iva Domingues, Vera Sacramento, Mariana Duarte Silva, Anna Lins, Joana Bairros, Ângela Ferreira, Vitoria Guerra e as jovens ginastas Joana Moreira e Rita Ferreira foram as notáveis mulheres que, no passado dia 29 de setembro, foram reconhecidas e homenageadas pela Barbie, pelo facto de serem possuidoras de carreiras e de percursos que inspiram e influenciam, de alguma forma, crianças, jovens e adultas.
A mensagem “Tu podes ser o que quiseres” é uma frase que é constantemente destacada e enunciada pela Barbie, de forma a que seja entendida por todo o mundo. Para as mensageiras sejam um bom exemplo de ‘podem ser o que quiserem’, basta quebrar barreiras, seguir o instinto, os sonhos e expandir as possibilidades para todas as mulheres. Em Portugal existem doze mensageiras que lutam, diariamente, para criar um novo mundo em que as mulheres são valorizadas e são mais fortes e podem, de facto, serem o que quiserem.
Antes de fazer uma breve incursão por algumas acções reconhecidas das doze mulheres portuguesas, é importante salientar que estas jovens mulheres portuguesas lutaram para chegar onde chegaram e, graças ao fruto do seu trabalho árduo, hoje são mulheres reconhecidas e fonte de inspiração para outrem.
Por exemplo, Iva Domingues, Vera Sacramento e Rita Ferro Rodrigues cooperaram para a formação da plataforma “Capazes”, que tem como propósito promover o debate público de vários temas relacionadas com a mulher e a sociedade que está inserida. Também fazem parte do programa “Capazes Escolas”, que tem o intuito de fazer chegar as principais convicções do feminismo às crianças. Catarina Furtado, atriz e apresentadora, é embaixadora de Boa Vontade do UNFPA – Fundo das Nações Unidas para a População – desde 2000, e é Presidente da Associação “Corações com Coroa”, desde 2012, ajudando a colaborar para a capacitação de meninas, jovens e mulheres para a Igualdade de Género como estratégia para acabar com a pobreza e a exclusão social. A artista visual e ilustradora Ângela Ferreira expõe um universo visual maravilhado, criando fascinantes criaturas, onde as obras são expostas desde 2010.
No dia de apresentação e da homenagem das doze portuguesas pela Barbie e pela Mattel foi oferecido às selecionadas uma Barbie à semelhança de cada uma delas. No evento esteve também presente a apresentadora portuguesa Wanda Stuart, que esteve encarregue da animação do evento. Wanda Stuart ficou responsável pelas crianças, que dançaram e que fizeram parte da peça de teatro “Wanda Stuart & Kids on Broadway”. Como forma de agradecimento, foi oferecido à apresentadora uma Barbie à sua imagem.
Apesar de todas as homenageadas dominarem percursos e histórias distintas, possuem um fio que as une: todas transmitam a mensagem “Tu podes ser o que quiseres!” De coração ao peito e com espírito de lutadora as várias vozes transformam-se numa só voz que percorre todas as crianças, jovens e mulheres de Portugal e do mundo na divulgação da mensagem que todos os sonhos podem se tornar realidade, que o futuro é um mundo que dá acesso a novas oportunidades e conquistas de sucesso.