A atriz Meghan Markle visitou a Índia em janeiro, mas só agora é que deu detalhes sobre a sua semana nesse país. A namorada do princípe Harry falou em particular sobre o estigma em torno da menstruação e sobre a falta de acesso a saneamento adequado que se vive na Índia.
“Viajei para Deli e Mumbai em janeiro com uma visão mundial para conhecer raparigas e mulheres que são diariamente afetadas pela estigmatização da saúde menstrual e também para tentar perceber como isso interfere na educação delas”, escreveu Meghan numa reportagem para o site Time.com.
“Durante o tempo que lá estive, muitas raparigas disseram-me que sentem vergonha de ir à escola durante a menstruação, muitas vezes vão mal preparadas levando apenas toalhas, e não podem frequentar as aulas de eduação fisíca, não têm casas de banho disponíveis para cuidar delas, muitas das vezes optam mesmo por deixar a escola”.
Meghan lamentou também que, para além da Índia, existam mais comunidades no mundo que lidam com este problema, desperdiçando assim os potenciais das jovens
“Esta é uma realidade cheia de vergonha, as jovens da Índia permanecem em silêncio”.
“Temos vergonha de falar sobre a coisa mais natural do mundo. Precisamos de conversar, mobilizar políticas que envolvem iniciativas de saúde menstrual, apoiar organizações que formentam a educação das jovens desde que entram para a escola. Também precisamos de falar nas nossas casas, precisamos de superar a timidez quando o assunto é a menstruação.”
A namorada do princípe Harry é defensora das mulheres nas Nações Unidas e tem trabalhado nos últimos cinco anos em causas que lutam pela igualdade de género. A atriz também é embaixadora de uma organização cristã do Canada, World Vision, que tem como objectivo melhorar a vida das crianças que estão em risco de pobreza.
Vídeo relacionado: Entrevista a Meghan Markle.