Sanna Marin, primeira-ministra da Finlândia, viajou até à Nova Zelândia com uma delegação de empresários, para se encontrar com a sua homóloga, Jacinda Ardern, no sentido de promoverem conversações sobre o potencial económico do setor tecnológico de ambos os países. Contudo, durante esta visita, num momento em que respondiam a perguntas de jornalistas, as duas primeiras-ministras foram surpreendidas com uma questão inusitada e reveladora de alguns valores sexistas que ainda predominam.
“Muitas pessoas se questionam se vocês se encontram porque têm a mesma idade e têm muitas coisas em comum – tanto na política, como noutros assuntos – ou os neozelandeses podem esperar acordos entre os dois países?”. Jacinda Ardern lançou, prontamente, outra pergunta para acabar com esta visão redutora: “Questiono-me se alguém já perguntou a Barack Obama [ex-presidente dos Estados Unidos] e a John Key [ex-primeiro-ministro da Nova Zelândia] se eles se encontraram porque eram da mesma idade”.
A primeira-ministra da Nova Zelândia acrescentou, ainda: “Claro que temos uma proporção maior de homens na política – é a realidade –, mas se duas mulheres se encontram… Não é simplesmente por causa do seu género”. Já Sanna Marin destacou: “Reunimo-nos porque somos primeiras-ministras, é claro”.