Com um sentido de humor sagaz e uma naturalidade desarmante, Naomi Watts já se tornou numa das vozes mais reais sobre a menopausa e os seus efeitos na vida das mulheres. Desta vez não foi exceção e a atriz recriou um anúncio que fez aos 15 anos, onde questiona quando pode começar a usar tampões, transpondo-o agora para esta fase da sua vida. “[A primeira imagem] é o anúncio que fiz para a Johnson & Johnson e a outra é uma amostra do que poderia ser se lidássemos com os desafios hormonais da meia idade com o mesmo tipo de coragem [com que se fala da menstruação e das mudanças hormonais de uma adolescente]”, escreveu a atriz, no seu Instagram.
“No que toca à versão adulta das mudanças hormonais, temos o impulso de nos escondermos nas sombras do secretismo e da vergonha… Com uma total falta de informação e com muita desinformação”, acrescentou a atriz, mostrando, uma vez mais, que é necessário falar dos temas de forma realista, aberta e sem qualquer tipo de vergonha associada.
Nesta sua partilha, Naomi Watts citou Jennifer Gunter, obstetra e ginecologista, e autora de vários livros: “O lubrificante pode ser uma excelente adição ao sexo. Algumas pessoas podem precisar dele porque têm secura vaginal ou outros sintomas da menopausa, mas muitas outras, estejam a passar pela menopausa ou não, apenas gostam de o usar. Infelizmente, ainda existe um estigma associado ao lubrificante. Há quem sinta que tem alguma coisa errada consigo por gostar e/ou precisar de usar lubrificante. Parece que as mulheres ou estão muito molhadas ou demasiado secas para o patriarcado. E isso é uma valente parvoíce”.
Nesta tentativa de tornar a secura vaginal um tema falado, discutido e “mainstream”, como escreveu, a atriz termina o seu texto, alertando, com o seu inquestionável sentido de humor: “Mais de um bilião de pessoas estarão na menopausa em 2025… É muita secura”.