Carolina Deslandes fala sobre a maternidade e a carreira
Num dia mais complicado e exigente, Carolina Deslandes escreveu, na sua página de instagram, uma reflexão sobre a maternidade e de como é possível estar presente na vida dos filhos e continuar com a carreira no mundo da música:
“Ontem estive em estúdio a gravar televisão 12 horas, hoje fiz duas canções novas e estive a compor até eles saírem da escola, consegui ir à terapia com o Santi, e chegar a tempo de banhos e jantares. Isto sou eu a ser maquilhada depois da loucura, em casa, com o Gui ao colo, porque vou gravar um videoclipe à noite. É uma espécie de super poder ser mãe, é ser várias numa só. E é também um super poder querer continuar o meu trabalho e assumir que é esta soma que me faz inteira. Falo muitas vezes sobre isto, porque quando engravidei aos 24, disseram-me que não era possível fazer tudo. Eu decidi que em vez de enterrar a minha carreira, preferia enterrar o medo. Façam o que vos fizer sentido. Mas não deixem que decidam por vocês.”
As mulheres, a carreira e a maternidade é um tema cada vez mais em voga e a artista é uma das maiores ativistas da questão, ou não fosse, ela própria, o exemplo de que é possível ser mãe e ter um carreira. Difícil, mas possível.
A verdade é que a sociedade ainda não está preparada para que uma mulher abrace, em simultâneo, os filhos e a profissão. O equilíbrio entre a carreira e a maternidade é cada mais um desafio.
As mil e uma tarefas diárias de uma mãe no dia a dia fazem com que, muitas vezes o trabalho seja colocado em segundo plano. Conciliar tudo é, por vezes, uma missão impossível. No entanto, pode não ser assim. Carolina Deslandes esforça-se por mostrar que é possível uma mulher ajustar-se e harmonizar as muitas tarefas. Com algum esforço, aventura e uma espécie de malabarismo é possível.
É preciso, muitas vezes, recorrer à ajuda de terceiros – se for possível-, dividir responsabilidades e contar com a “sorte” de trabalhar numa empresa com uma política amigável no que diz respeito à conciliação familiar.
Por outro lado, a eterna discussão sobre se as mulheres têm ou não o “dom” do multitasking – realizar várias tarefas ao mesmo tempo ou em alternância – leva a que, com base nessa ideia, as mães se multipliquem diariamente e “apaguem todos os fogos”. A exigências e a pressão da sociedade acaba por ser elevada.
Hoje em dia, uma mulher com filhos e uma carreira divide o tempo entre cuidar da casa, dos filhos, ser bem sucedida no trabalho, estar com amigos e, ainda, tratar de si. Muitas, ainda conseguem encontrar tempo na agenda para fazer voluntariado e deixar a leitura em dia.
À partida parece complicado, mas acaba por conseguir fazer-se. É, talvez, uma questão de vontade e (muita) organização. Certo é que, cada vez mais surgem exemplos que, de facto é possível.
Carolina Deslandes esforça-se para mostrar isso mesmo. É mãe de três rapazes, Santiago, 7, Benjamim, 6 e Guilherme, 4, fruto da relação com o músico Diogo Clemente e tem uma carreira musical de sucesso.
Com estas publicações e mensagens nas redes sociais, a artista serve de inspiração para muitas mulheres.
Carolina Deslandes fala sobre a maternidade e a carreira