Gwyneth Paltrow sobre a menopausa: “os sintomas são uma montanha-russa”
Gwyneth Paltrow está no auge da perimenopausa e apesar de se sentir aliviada por, atualmente, este já não ser um tema proibido, não tem sido fácil: “os sintomas são uma montanha-russa. Estou contente por haver uma grande mudança na cultura e por as mulheres estarem agora a falar sobre isto. Porque na geração da minha mãe não era assim”.
Aos 51 anos, Gwyneth diz estar no meio da perimenopausa. Este é o nome que se dá ao período de transição que frequentemente dura anos antes da menopausa. Durante este tempo, as hormonas flutuam e as mulheres experimentam uma série de sintomas, incluindo afrontamentos, suores noturnos, secura vaginal, insónias e períodos irregulares. A menopausa é, então, definida quando se contarem doze meses sem menstruação.
“Estou mesmo no auge da perimenopausa, por isso é uma montanha russa e o meu melhor conselho é que cada mulher tem de refletir sobre qual é o caminho certo para ela. Para mim, tenho tentado concentrar-me em ter um intestino e um fígado que funcionem muito bem, para que o excesso de hormonas possa ser eliminado do corpo e causar menos sintomas,” explica.
Paltrow tinha 45 anos quando começou a notar uma “mudança” no seu corpo. Mas como a menopausa não é discutida com muita frequência, ela diz que é fácil sentir que se está a “perder a cabeça“.
“Achei tão estranho que não havia nenhum sítio onde pudesse ir para perceber se tudo aquilo por que estava a passar era normal. Agora tenho o período de 18 em 18 dias, ou o que quer que seja”, acrescenta, referindo que as amigas estavam a passar pelo mesmo, mas nunca ninguém o disse. “Por isso, agora estamos a tentar falar mais sobre isso”.
A atriz diz que falar sobre o assunto pode ajudar as mulheres a gerir os sintomas e a compreender que se trata de uma transição normal e natural.
“Há muitas opções disponíveis mas fico contente por toda a gente falar sobre o assunto, porque costumava ser motivo de vergonha e é apenas mais um capítulo na vida de um mulher”, afirma Paltrow.
“Não há nada para esconder. Acho que é ótimo e estou muito feliz por haver agora uma comunidade e por surgirem estas grandes empresas e plataformas que estão a ser criadas para ajudar as mulheres a passar por isto.”
A atriz criou há mais de uma década uma plataforma online de lifestyle The Goop, dedicada à saúde, à beleza e ao bem estar da mulher. Afastada dos ecrãs depois de grandes conquistadas, como um Oscar pela interpretação em “Shakespeare in Love”, Gwyneth é também uma ativista que luta pelos valores e o papel da mulher na sociedade.
Gwyneth Paltrow sobre a menopausa: “os sintomas são uma montanha-russa”
Gwyneth Paltrow sobre a menopausa: “os sintomas são uma montanha-russa”
Gwyneth Paltrow sobre a menopausa: “os sintomas são uma montanha-russa”